ASSINE

Decoração moderna e sofisticada: como combinar o cinza com outras cores

Seja como cor principal em paredes, seja em objetos decorativos, a cor cinza tem ganhado cada vez mais espaço por ser relacionada à neutralidade e sutileza

Vitória
Publicado em 15/09/2021 às 18h05
cinza
Para quem deseja sair do padrão da cor branca, uma saída é apostar na cor cinza e seus tons variados. Crédito: Compose/Divulgação

A cor cinza é a nova tendência de decoração para quem deseja dar um ar moderno e despojado ao ambiente da casa. Ela pode desde ser a cor principal das paredes, seja com pintura, seja com revestimentos, como pode ser uma cor de destaque por meio de objetos decorativos e nos móveis como sofás, cabeceira de camas ou armários. Dessa forma, uma opção para quem deseja sair do padrão da cor branca é apostar na cor cinza e seus tons variados.

O fato de não fazer parte das cores preferidas da maioria das pessoas, ela é relacionada à neutralidade e à sutileza, além de ser considerada coringa, já que combina com todas as outras cores e acaba facilitando na hora de escolher adornos e peças decorativas. Isso porque o contraste com o cinza destaca os tons mais fortes. Essa tonalidade mais neutra aparece com muita frequência, por exemplo, nos estilos escandinavorústico industrial.

Para a arquiteta e consultora de produtos da Compose, Amanda Daleprane, o cinza se adequa a todo tipo de perfil e a todos os ambientes. Segundo ela, as composições podem ser exploradas de acordo com as sensações que se deseja despertar em cada cômodo.

"Não existe certo ou errado. As composições devem estar sempre alinhadas à personalidade daqueles que irão usufruir do ambiente. E, claro, é sempre bom contar com o auxílio de um profissional da área como arquitetos ou decoradores que irão coordenar desde a escolha do piso à iluminação, que é fundamental para valorizar qualquer ambiente", destaca.

VEJA ALGUMAS DICAS DE COMBINAÇÕES DE CORES

  1. A Gazeta - 5tztnxjicaq
    01

    Cinza e amarelo

    São composições harmônicas e também foram as cores do ano de 2021 escolhidas pelo Pantone Color Institute. Essa combinação traz calor e iluminação, deixando o ambiente mais descontraído.

  2. A Gazeta - udybzka5
    02

    Cinza e rosa

    Quando o cinza é combinado com tons da paleta rosa, a sensação que se sobressai é de leveza e romantismo.

  3. A Gazeta - 63d1kzxz
    03

    Cinza e azul

    Para aqueles que querem um cômodo que desperte a sensação de tranquilidade e harmonia, a dica é combinar o cinza com tons de azul.

Amanda Daleprane ainda destaca algumas composições com tons escuros. “Quando composto com tons escuros como o chumbo e o preto, o espaço pode ganhar um ar contemporâneo e moderno, porém a atenção deve ser para não pesar demais o ambiente. Uma opção para quebrar a hegemonia dessas cores é usar detalhes com pontos de cor, como roxo e verde”, explica.

PARA FUGIR DO BRANCO

Para sair do branco tradicional e, ao mesmo tempo, não deixar o ambiente escuro, a engenheira civil e designer de interiores Elis Nóbrega utiliza em seus projetos tons de cinza bem claros. Quando a intenção é dar um destaque a outra cor, como objetos ou móveis, a profissional utiliza tons de cinza mais escuros.

Ainda segundo Elis Nóbrega, a cor de cinza utilizada em cozinhas traz a sensação de conforto, bem estar, limpeza e luxuosidade. “Trabalhar com o cinza em acabamentos de armário, por exemplo, ajuda bastante. Existem hoje diversos materiais onde encontramos esses tons, desde placas de MDF com o cinza brilhante, como amadeirado onde o cinza predomina”, finaliza.

Decoração cinza: saiba como deixar um ambiente moderno

cinza
Nos quartos, a cor cinza pode ser utilizada nas paredes, seja com papel de parede e revestimentos, ou acabamento de armários. Compose/Divulgação
cinza
Na área de serviço ou cozinha, a cor cinza pode ser destacada em armários. Compose/Divulgação
cinza
No banheiro, a cor cinza pode ser utilizada em revestimentos de paredes e em bancadas. Compose/Divulgação
cinza
No ambiente da sala, a cor pode ser utilizada em pinturas nas paredes, papel de parede e nos móveis. Compose/Divulgação
No ambiente da sala, a cor pode ser utilizada em pinturas nas paredes, papel de parede e nos móveis.
No ambiente da sala, a cor pode ser utilizada em pinturas nas paredes, papel de parede e nos móveis.
No ambiente da sala, a cor pode ser utilizada em pinturas nas paredes, papel de parede e nos móveis.
No ambiente da sala, a cor pode ser utilizada em pinturas nas paredes, papel de parede e nos móveis.

A Gazeta integra o

Saiba mais
decoracao imóveis Mercado imobiliário

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.