> >
5 maneiras de manter a casa organizada de forma rápida e prática

5 maneiras de manter a casa organizada de forma rápida e prática

Toalha em cima da cama, superfícies sobrecarregadas e itens sem uso podem alterar a fluidez dos ambientes. Separamos algumas dicas para manter a casa em harmonia

Publicado em 28 de abril de 2021 às 15:01

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Para uma visualização confortável do ambiente, a primeira dica é manter as superfícies livres. Mantenha apenas o que é essencial para ser utilizado no dia-a-dia.
Para uma visualização confortável do ambiente, a primeira dica é manter as superfícies livres. Mantenha apenas o que é essencial para ser utilizado no dia-a-dia. . (Camila Santos)
Vinícius Viana
[email protected]

Já ouviu falar em “casa desorganizada, vida bagunçada”? É o que baseia a arte chinesa de harmonizar espaços, chamada Feng Shui. Mas se engana quem pensa que apenas os asiáticos são adeptos a esse mantra. Especialistas em organização e decoração confirmam que manter as coisas em ordem é capaz de influenciar no conforto dos cômodos. Com a pandemia, essa preocupação cresceu ainda mais, principalmente, porque as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa.

“A quarentena retomou uma relação de cuidado e carinho com o lar. Ambientes organizados transmitem paz e permitem que a energia circule. Muito diferente de uma casa que tem tudo fora do lugar”, comenta a personal organizer, parceira da Ordene, Andrea Gilad.

Segundo ela, é possível manter a harmonia dos ambientes organizando os espaços por cor, padronizando organizadores e categorizando pertences por utilização e familiaridade. Além disso, Andrea Gilad recomenda a utilização de colmeias ou caixas para praticidade.

A chave para manter a casa organizada e em harmonia é a padronização. De acordo com a personal organizer Lucy Mizael, isso confere mais beleza e conforto ao ambiente.
A chave para manter a casa organizada e em harmonia é a padronização. De acordo com a personal organizer Lucy Mizael, isso confere mais beleza e conforto ao ambiente. . (Lucy Mizael Personal Organizer)

No dia a dia, o ideal é manter uma rotina de organização. Por isso, a arquiteta e designer de interiores Fernanda Cecotti acrescenta que para deixar a casa convidativa, o primeiro passo começa logo quando se acorda.

“Ao levantar comece organizando as pequenas coisas da casa, mantenha a pia da cozinha sempre limpa e evite o acúmulo de bagunça. É importante entender que a casa tem vida, então não dá para deixar tudo rígido por muito tempo”, destaca Fernanda Cecotti.

Depois disso, o próximo passo é desapegar. Avaliar o que é útil e o que não se tem mais funcionalidade dentro da casa para evitar superfícies sobrecarregadas e armários cheios. O ideal é reduzir a bagunça e manter a fluidez dos espaços.

“Mesmo se a casa não estiver totalmente limpa, um espaço organizado ainda terá uma sensação maior de conforto. Por isso, abrir mão de tudo o que não é mais usado faz muita diferença na hora de manter as superfícies livres e o lar em ordem”, explica a personal organizer Lucy Mizael.

Para tudo aquilo que não é muito utilizado, os organizadores são ótimas opções. Invista em colmeias, caixas com categorização, cabides coloridos e entre outros.
Para tudo aquilo que não é muito utilizado, os organizadores são ótimas opções. Invista em colmeias, caixas com categorização, cabides coloridos e entre outros. (Ordene/Divulgação)

Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter a casa organizada e os ambientes mais fluidos.

CONFIRA  5 DICAS PARA MANTER A CASA EM ORDEM: 

  • 01

    Mantenha as superfícies livres

    Para uma visualização confortável do ambiente, a primeira dica é manter as superfícies livres. Por isso, evite deixar estantes sobrecarregadas, cubas de banheiro cheias de produtos e bancadas na cozinha com muitos elementos. Mantenha apenas o que é essencial para ser utilizado no dia a dia.

  • 02

    Organizadores

    Quando falamos de organizadores, o céu é o limite. Por isso, invista em colmeias, caixas organizadoras e com categorização, potes com etiquetas, gabaritos de dobra padronizados e etc. Invista nesses produtos para manter em ordem tudo aquilo que não é muito utilizado no dia a dia.

  • 03

    Rotina de organização

    Não deixar acumular bagunça ao longo do dia é um bom passo para manter a organização dos cômodos. Por isso, a dica é ao levantar da cama e retirar os objetos mais simples que estão fora do lugar. Seja uma almofada ou um copo em cima da mesa.

  • 04

    Cestos para o banheiro

    Para evitar o acúmulo de produtos de higiene nos banheiros, a dica é investir em armários e cestos de organização. Assim, nada fica muito exposto ou bagunçado no cômodo.

  • 05

    Limpeza periódica

    A frequência de limpeza da casa depende de algumas variáveis como o perfil e os hábitos das famílias. Mas é sempre importante manter a cama organizada, uma rotina de limpeza básica no banheiro e nos demais cômodos, por exemplo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais