ASSINE

5 maneiras de manter a casa organizada de forma rápida e prática

Toalha em cima da cama, superfícies sobrecarregadas e itens sem uso podem alterar a fluidez dos ambientes. Separamos algumas dicas para manter a casa em harmonia

Rede Gazeta
Publicado em 28/04/2021 às 15h01
Para uma visualização confortável do ambiente, a primeira dica é manter as superfícies livres. Mantenha apenas o que é essencial para ser utilizado no dia-a-dia.
Para uma visualização confortável do ambiente, a primeira dica é manter as superfícies livres. Mantenha apenas o que é essencial para ser utilizado no dia-a-dia. . Crédito: Camila Santos

Já ouviu falar em “casa desorganizada, vida bagunçada”? É o que baseia a arte chinesa de harmonizar espaços, chamada Feng Shui. Mas se engana quem pensa que apenas os asiáticos são adeptos a esse mantra. Especialistas em organização e decoração confirmam que manter as coisas em ordem é capaz de influenciar no conforto dos cômodos. Com a pandemia, essa preocupação cresceu ainda mais, principalmente, porque as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa.

“A quarentena retomou uma relação de cuidado e carinho com o lar. Ambientes organizados transmitem paz e permitem que a energia circule. Muito diferente de uma casa que tem tudo fora do lugar”, comenta a personal organizer, parceira da Ordene, Andrea Gilad.

Segundo ela, é possível manter a harmonia dos ambientes organizando os espaços por cor, padronizando organizadores e categorizando pertences por utilização e familiaridade. Além disso, Andrea Gilad recomenda a utilização de colmeias ou caixas para praticidade.

A chave para manter a casa organizada e em harmonia é a padronização. De acordo com a personal organizer Lucy Mizael, isso confere mais beleza e conforto ao ambiente.
A chave para manter a casa organizada e em harmonia é a padronização. De acordo com a personal organizer Lucy Mizael, isso confere mais beleza e conforto ao ambiente. . Crédito: Lucy Mizael Personal Organizer

No dia a dia, o ideal é manter uma rotina de organização. Por isso, a arquiteta e designer de interiores Fernanda Cecotti acrescenta que para deixar a casa convidativa, o primeiro passo começa logo quando se acorda.

“Ao levantar comece organizando as pequenas coisas da casa, mantenha a pia da cozinha sempre limpa e evite o acúmulo de bagunça. É importante entender que a casa tem vida, então não dá para deixar tudo rígido por muito tempo”, destaca Fernanda Cecotti.

Depois disso, o próximo passo é desapegar. Avaliar o que é útil e o que não se tem mais funcionalidade dentro da casa para evitar superfícies sobrecarregadas e armários cheios. O ideal é reduzir a bagunça e manter a fluidez dos espaços.

“Mesmo se a casa não estiver totalmente limpa, um espaço organizado ainda terá uma sensação maior de conforto. Por isso, abrir mão de tudo o que não é mais usado faz muita diferença na hora de manter as superfícies livres e o lar em ordem”, explica a personal organizer Lucy Mizael.

Para tudo aquilo que não é muito utilizado, os organizadores são ótimas opções. Invista em colmeias, caixas com categorização, cabides coloridos e entre outros.
Para tudo aquilo que não é muito utilizado, os organizadores são ótimas opções. Invista em colmeias, caixas com categorização, cabides coloridos e entre outros. Crédito: Ordene/Divulgação

Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter a casa organizada e os ambientes mais fluidos.

CONFIRA  5 DICAS PARA MANTER A CASA EM ORDEM: 

  1. 01

    Mantenha as superfícies livres

    Para uma visualização confortável do ambiente, a primeira dica é manter as superfícies livres. Por isso, evite deixar estantes sobrecarregadas, cubas de banheiro cheias de produtos e bancadas na cozinha com muitos elementos. Mantenha apenas o que é essencial para ser utilizado no dia a dia.

  2. 02

    Organizadores

    Quando falamos de organizadores, o céu é o limite. Por isso, invista em colmeias, caixas organizadoras e com categorização, potes com etiquetas, gabaritos de dobra padronizados e etc. Invista nesses produtos para manter em ordem tudo aquilo que não é muito utilizado no dia a dia.

  3. 03

    Rotina de organização

    Não deixar acumular bagunça ao longo do dia é um bom passo para manter a organização dos cômodos. Por isso, a dica é ao levantar da cama e retirar os objetos mais simples que estão fora do lugar. Seja uma almofada ou um copo em cima da mesa.

  4. 04

    Cestos para o banheiro

    Para evitar o acúmulo de produtos de higiene nos banheiros, a dica é investir em armários e cestos de organização. Assim, nada fica muito exposto ou bagunçado no cômodo.

  5. 05

    Limpeza periódica

    A frequência de limpeza da casa depende de algumas variáveis como o perfil e os hábitos das famílias. Mas é sempre importante manter a cama organizada, uma rotina de limpeza básica no banheiro e nos demais cômodos, por exemplo.

decoracao imóveis

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.