ASSINE

Ainda dá tempo de usar cores do ano da Pantone para decorar sua casa

O amarelo e o cinza foram eleitas as tonalidades de 2021 pela empresa. Mas como combinar cores tão diferentes na decoração da casa? Confira 5 dicas

Rede Gazeta
Publicado em 24/06/2021 às 15h18
Para o arquiteto Max Mello, o “Illuminating” combina bem com poltronas e acessórios de mesa e cozinha.
Para o arquiteto Max Mello, o “Illuminating” combina bem com poltronas e acessórios de mesa e cozinha. Crédito: Max Mello/Divulgação

Estamos chegando na metade do ano, e se 2021 pudesse ser representado em cores, elas seriam o amarelo e o cinza. Pelo menos, é o que diz o Pantone Color Institute. A empresa, desde 2000, elege anualmente tonalidades que se tornam tendência nos projetos de decoração e arquitetura. Para este ano foram eleitas a “Ultimate Gray” e “Illuminating”. Versáteis, elas garantem um visual moderno e alegre e podem ser utilizadas da sala até o banheiro. 

Ainda dá tempo de aderir à tendência e mudar o visual da casa, apostando nessas tonalidades. “Existem diferentes formas de combinar a escala pantone e compor um espaço harmônico. O amarelo, por exemplo, é uma cor que expressa leveza e por isso é interessante utilizá-lo no banheiro, na decoração de quarto e hall de entrada, já que acrescenta vida ao ambiente”, recomenda o técnico da Ideia Glass Érico Miguel.

No caso do cinza, segundo ele, a combinação fica mais fácil. Isso porque cores neutras conseguem dialogar melhor com outras tonalidades. A dica, então, é que se a metragem do ambiente for reduzida, o “Ultimate Gray” pode dominar a decoração e o “Illuminating” ser utilizado de forma mais pontual.

Mas essa escolha não é feita de forma aleatória. Diversos fatores são avaliados pelo comitê da Pantone na hora de determinar as cores do ano, inclusive os psicológicos, já que elas podem influenciar no conforto e aconchego do cômodo.

Em 2021, a Pantone elegeu as cores “Ultimate Gray” e “Illuminating” como os tons do ano.
Em 2021, a Pantone elegeu as cores “Ultimate Gray” e “Illuminating” como os tons do ano. . Crédito: Pantone/Divulgação

Para a designer de interiores Flávia Dadalto, a pandemia pode ter tido peso nessa decisão. “Estamos vivendo um momento de transição e essas tonalidades demonstram esperança, positividade e solidez. O cinza está mais iluminado e quem não gosta do amarelo predominando pode trabalhar tom sobre tom e espalhá-lo pelo ambiente”, destaca Flávia Dadalto.

Além disso, elas também seguem a tendência de ambientes industriais, urbanos e modernos que têm dominado o mercado. Para o arquiteto e conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU-ES) Max Mello, essas cores têm uma pegada tanto comercial quanto residencial.

“O “Illuminating” combina com poltronas, acessórios de mesa e cozinha, enquanto em paredes causa uma vibração mais forte. Já o “Ultimate Gray” casa bem com pisos cimentícios, revestimentos de parede e pedras naturais”, exemplifica Max Mello.

Ele ainda destaca que as tonalidades também se relacionam com a expectativa de reconquistar a liberdade na pandemia. Para o arquiteto, enquanto o amarelo lembra a representação do sol, o cinza remete à busca pela estabilidade no dia a dia, em relação à turbulência dos acontecimentos recentes.

COMO UTILIZAR OS TONS DA PANTONE NA DECORAÇÃO DA CASA

  1. A Gazeta - 9sptysf8axi
    01

    Mobiliário

    Quem não gosta do amarelo predominando o ambiente, pode investir na decoração dos móveis. Enquanto o cinza ganha destaque nas paredes, o “Illuminating” pode ser utilizado em poltronas e sofás.

  2. A Gazeta - o2l9n7pud
    02

    Adornos e objetos de decoração

    Além disso, para estabelecer pontos de cor, os tons da pantone podem ser aplicados em quadros, vasos, espelhos com moldura, luminárias pendentes e objetos de decoração pontuais.

  3. A Gazeta - zki49ooe2
    03

    Marcenaria e pias

    Para contribuir na decoração do banheiro, a marcenaria pode ajudar com texturas, formatos e cores. O cinza pode ser aplicado no pisos cimentícios ou nas pedras naturais para uma sensação de profundidade. O amarelo pode ser utilizado em bancadas ou em alguns detalhes com mais personalidade.

  4. A Gazeta - d77os4dhrsc
    04

    Box de banheiro e metais

    O box do banheiro é um dos protagonistas da decoração. Quem procura por um visual clean e minimalista, o cinza, por meio das ferragens prateadas, é uma ótima alternativa. Enquanto o amarelo e dourado podem contribuir em uma opção mais contemporânea.

  5. A Gazeta - u4o05f3rbq
    05

    Revestimentos

    Os revestimentos podem ajudar na sensação de conforto e aconchego no ambiente. Por isso, quem deseja explorar tonalidades diferentes pode apostar no amarelo da pantone ou nos modelos de cimento queimado que traduzem suavidade e modernidade ao espaço.

Fontes da tabela: Érico Miguel, Flávia Dadalto e Max Mello.

Imagens: Acervo Ideia Glass e Max Mello.

A Gazeta integra o

Saiba mais
arquitetura decoracao imóveis

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.