Diabetes: confira 5 dicas para equilibrar o café da manhã

O recomendado é consumir boas fontes de proteínas, gorduras e carboidratos, como ovos, iogurtes, frutas, raízes e fibras. Já o consumo de açúcar deve ser moderado

café da manhã para diabéticos. abacate com ovo mexido

O ideal na primeira refeição do dia é ter boas fontes de proteínas, gorduras e carboidratos. Crédito: Shutterstock

O café da manhã é uma das principais refeições do dia. E a escolha do que será consumido é importante para quem tem diabetes. O que se come no horário pode impactar no controle da doença ao longo do dia.

"Se a pessoa com diabetes fizer um café da manhã rico em carboidratos simples, de absorção rápida (como alimentos produzidos com farinha de trigo branca ou açúcar), pobre em fibras e proteínas, poderá ter aumento significativo da glicose, que e é o açúcar no sangue, após o desjejum, impactando no controle da doença no restante do dia", explica a endocrinologista Flávia Tessarolo.

Esse impacto é maior nos diabéticos usuários de insulina, que muitas vezes precisam lançar mão de doses corretivas de insulina antes das refeições. "E passar o dia 'correndo atrás do prejuízo' de uma escolha inadequada no café da manhã", diz.

A médica conta que o carboidrato é a principal fonte de energia. Porém deve ser consumido com cuidado. "Sabemos que 100% do carboidrato ingerido se transforma em açúcar duas horas após a ingestão. Por isso, os diabéticos devem preferir carboidratos ricos em fibras, integrais, e com índice glicêmico mais baixo", diz Flávia Tessarolo.

"Alimentos com índice glicêmico mais baixo, promovem um pico de glicose pós-refeição menor. Combinar outras fontes de fibras e proteínas com carboidratos é excelente, pois a sensação de saciedade é maior e a velocidade de absorção da glicose após a ingestão do carboidrato é menor"

"Alimentos com índice glicêmico mais baixo, promovem um pico de glicose pós-refeição menor. Combinar outras fontes de fibras e proteínas com carboidratos é excelente, pois a sensação de saciedade é maior e a velocidade de absorção da glicose após a ingestão do carboidrato é menor"

Flávia Tessarolo

PROTEÍNAS E FIBRAS

A médica nutróloga Bruna Nascimento diz que o importante para essa refeição é evitar o aumento brusco da glicemia e, consequentemente, da insulina. "O ideal é ter boas fontes de proteínas, gorduras e carboidratos, como ovos, iogurtes, frutas, raízes, oleaginosas e fibras. Assim, reduzimos as chances de aumento significativo da glicose e insulina após a refeição, importante para o controle metabólico da doença".

As proteínas são importantes para ajudar no controle glicêmico e para a manutenção da massa muscular, sobretudo nos pacientes idosos, com o risco aumentado de sarcopenia,  quando há redução da massa muscular associado a uma diminuição da força. 

"Garantir uma boa massa muscular, ou seja, uma melhor composição corporal, é um ponto fundamental para melhorar a sensibilidade à insulina nos pacientes diabéticos e, com isso, controlar a evolução da doença"

"Garantir uma boa massa muscular, ou seja, uma melhor composição corporal, é um ponto fundamental para melhorar a sensibilidade à insulina nos pacientes diabéticos e, com isso, controlar a evolução da doença"

Bruna Nascimento

Já as fibras promovem maior saciedade e reduzem a velocidade de absorção da glicose dos alimentos, auxiliando o controle do diabetes. "Também auxiliam o controle dos níveis de colesterol e triglicérides e no bom funcionamento do intestino", diz a endocrinologista Flávia Tessarolo.

CUIDADOS

O consumo de açúcar deve ser moderado. "É um carboidrato simples, de índice glicêmico alto, ou seja, aumenta rapidamente os níveis de glicose após sua ingestão", diz a  endocrinologista.

Frituras também devem ser evitadas. Elas são mais calóricas, podem aumentar o peso, os níveis de colesterol e triglicérides e piorar o controle da doença. "Devemos lembrar que a gordura também se transforma em glicose no nosso corpo. Leva um tempo maior do que o carboidrato para isso acontecer, além de ocorre em menor proporção do que ele", explica Flávia Tessarolo. 

Bruna Nascimento diz que o cuidado mais importante no paciente diabético é manter o controle glicêmico. Para isso, as quantidades dos macronutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras devem ser controladas e ajustadas de forma individualizada, de acordo com a necessidade e com estágio da doença. "Existe uma quantidade proteica diária recomendada, que deve ser orientada por um profissional, de forma individualizada", diz.

VEJA 5 DICAS DE CAFÉ DA MANHÃ EQUILIBRADO PARA DIABÉTICOS

Iorgute com frutas

As fontes de fibras irão evitar o aumento brusco da glicose sanguínea. Crédito: Shutterstock

  1. Abacate amassado com azeite e sal a gosto + ovo mexido + torrada integral. Combinação de proteína do ovo, com gorduras boas do azeite e do abacate e o carboidrato e fibras da torrada integral.

  2. Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas.

  3. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta. Combinação da proteína do ovo com a fibra das sementes e o carboidrato e as fibras das frutas.

  4. Iogurte com frutas e  chia, linhaça ou aveia.  As fontes de fibras irão evitar o aumento brusco da glicose sanguínea, reduzindo o impacto glicêmico das frutas.

  5. Crepioca recheada com queijo minas ou meia-cura. E uma porção de fruta com chia ou linhaça. Opção de café da manhã com fontes de macro e micronutrientes, e que não irão impactar no aumento brusco da glicemia pós-refeição.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível