5 alimentos ideais para envelhecer com saúde

A nutrição é um dos principais determinantes do envelhecimento bem-sucedido, definida como a capacidade de manter três elementos-chave: baixo risco de doenças, alta função física e mental e envolvimento ativo com a vida

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas e roxas são indicadas quando o assunto é a saúde. Crédito: Freepik

Envelhecer bem e com saúde é um dos objetivos da maioria da população. Através da alimentação, é possível alcançar esse feito. Para quem deseja ter bem-estar no futuro, é essencial procurar manter um hábito alimentar equilibrado, variado e o mais natural possível, com aporte de macronutrientes que são idealmente proteínas magras e vegetais, carboidratos complexos e gorduras boas.

"Além de alimentos fonte de micronutrientes, que são as vitaminas e minerais, é recomendado consumir boas quantidades de substâncias antioxidantes e procurar manter um aporte adequado de água. Com os objetivos de manter saúde e prevenir doenças, bons hábitos podem ser incorporados a qualquer momento da vida", explica a médica nutróloga Marcella Garcez.

"A alimentação é essencial para a saúde do organismo e não há como ter higidez, energia, disposição física e longevidade com equívocos alimentares e estilo de vida não saudável"

"A alimentação é essencial para a saúde do organismo e não há como ter higidez, energia, disposição física e longevidade com equívocos alimentares e estilo de vida não saudável"

Marcella Garcez

ALIMENTAÇÃO MEDITERRÂNEA

A nutricionista Adriana Stavro explica que a nutrição é um dos principais determinantes do envelhecimento bem-sucedido, definida como a capacidade de manter três elementos-chave: baixo risco de doenças, alta função física e mental e envolvimento ativo com a vida. "A comida não é apenas importante para o bem-estar fisiológico, mas também contribui para a qualidade de vida social e cultural".

Ela ressalta que não podemos evitar o envelhecimento, mas é possível retardar o declínio do tempo e diminuir o risco de doenças associadas a idade com pequenas mudanças nos hábitos alimentares. "A melhor estratégia alimentar para envelhecer bem é evitar alimentos e bebidas processados. Isso diminuirá a ingestão de açúcares, sódio, gorduras, conservantes e aromatizantes da sua alimentação", conta.

O indicado é consumir mais frutas e vegetais, carnes magras, peixes e grãos integrais. Estudos mostram que uma alimentação mais mediterrânea (baseada em alimentos naturais que não vêm em embalagens), ajuda na proteção contra doenças cardíacas, câncer, diabetes tipo 2, obesidade, Parkinson e doença de Alzheimer.

FONTES DE PROTEÍNAS

Os alimentos que são fontes de proteínas também possuem importância na prevenção de muitas doenças crônicas, incluindo diabetes, obesidade, saúde cardiovascular, além de melhorar sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de lipídios circulantes. Vale apostar em fontes de proteína vegetal e as de proteína animal.

Já os alimentos ricos em ômega são reconhecidos como nutrientes essenciais para prevenir as condições patológicas associadas ao processo de envelhecimento. "O ômega-3, pode ter o potencial de prevenir e reduzir comorbidades, incluindo declínio cognitivo, anti-hiperlipidemia, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antiarrítmicos, artrite reumatoide, depressão e a degeneração macular, problema que ocorre na região central da retina", diz a nutricionista.

A médica Marcella Garcez conta que, para a saúde óssea de qualquer pessoa, o importante é ter uma dieta equilibrada rica em macronutrientes saudáveis, micronutrientes necessários, antioxidantes e um volume adequado de água diariamente. "Sem extrapolar as necessidades calóricas diárias", ressalta. 

VEJA 5 ALIMENTOS IDEAIS PARA ENVELHECER COM SAÚDE

  1. A Gazeta - fs93o0kd8
    01

    Leguminosas

    Feijão, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico...  As leguminosas são nossas principais fontes de proteínas vegetais, além de trazerem boas quantidades de fibras e micronutrientes. De mais fácil digestão que as proteínas vegetais, elas ajudam a manter o aporte proteico adequado

  2. A Gazeta - dtmlke4
    02

    Peixe de água fria.

    Sardinha, cavala e salmão são alguns dos exemplos.  Esses peixes são, além de ótimas fontes proteicas, as melhores fontes alimentares de ácidos graxos do tipo ômega 3.

  3. A Gazeta - g6nzplqwcm
    03

    Frutas vermelhas e roxas

    Grandes fontes de polifenóis que têm importante atividade antioxidante, além de terem boas quantidades de fibras e poucas calorias. 

  4. A Gazeta - 29tz5q
    04

    Abacates

    São ricos em ácidos graxos que combatem a inflamação. Eles fornecem nutrientes essenciais que podem prevenir os efeitos negativos do envelhecimento, incluindo vitaminas K, C, E, B e A, além do potássio. O alto teor de vitamina A presente na fruta, pode ajudar a eliminar as células mortas da pele e os carotenoides podem bloquear as toxinas, os danos dos raios solares e proteger contra o câncer de pele.

  5. A Gazeta - 189o4o0kg4m
    05

    Agrião

    O agrião atua como um anti-séptico interno da pele e aumenta a circulação e entrega de minerais a todas as células do corpo, resultando em maior oxigenação da pele. Embalado com vitaminas A e C, os antioxidantes no agrião podem neutralizar os radicais livres prejudiciais, ajudando a diminuir a risco de várias doenças.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Alimentação Fique bem Saúde
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível