• Taynã Feitosa

    Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

Cerveja também combina com queijo! Aprenda a harmonizar

Publicado em 03/06/2022 às 02h00

Quando o assunto é queijo, logo vêm à mente combinações da iguaria com aquele cafezinho coado na hora ou com um bom vinho. Mas e se eu lhe disser que harmonizar queijo com cerveja é uma experiência única?

O casamento entre ambos se difere porque, ao paladar, os sabores se misturam e se complementam. Essa sensação é o que chamamos de harmonização por complementação.

Cerveja e queijo

Cervejas e queijos harmonizam por complementação . Crédito: Shutterstock

Garanto a você que a aventura de combinar esses dois alimentos vale a pena. A cerveja, afinal, é considerada "o pão líquido". E ninguém aqui dispensa um pão com queijo, tenho certeza.

Proponho a seguir uma harmonização entre quatro dos meus queijos favoritos e quatro estilos de cervejas. Também sugiro alguns rótulos para você testar essas combinações. Aproveite! 

  1. A Gazeta - blq4egroybe
    01

    MUÇARELA DE BÚFALA

    De origem italiana e conhecida pela leveza, pela baixa quantidade de gordura e pela textura cremosa, a muçarela de búfala pede cervejas leves e com leve perfil maltado, para que o sabor do queijo não se perca em outras notas de maior complexidade. Para harmonizar, opte pelas Pilsen tradicionais e outras Lagers mais leves. Cervejas sugeridas: Dádiva Classic Styles German Pils, ZlatoPrazske Lager, Eisenbahn Pilsen.

  2. A Gazeta - z0sgns54xch
    02

    BRIE

    Se eu precisasse escolher apenas uma harmonização para o resto da vida seria cerveja belga com queijo brie. Caso você opte pelas combinações com cervejas mais complexas e robustas, aposte nas trapistas de estilos como Tripel e Quadrupel. Essas opções contêm notas de aroma e paladar de frutas passas e frutas doces, como cereja, que harmonizam com esse queijo. Experimente também com cervejas que têm acidez, como as Lambics, também belgas, e estilos florais e frutados como as Saison. Cervejas sugeridas: Westmalle Tripel, Straffe Hendrik Quadrupel, St. Feuillien Saison.

  3. A Gazeta - y9jidzyf
    03

    GRANA PADANO

    Queijos duros e salgados como o Grana Padano pedem cervejas com corpo, teor alcoólico mais elevado e notas de maltes mais tostados. De amargor baixo, a harmonização aqui se dá por contraste e você também pode investir em cervejas mais lupuladas e amargas para ter notas diferentes. Indico estilos tradicionais da Escola Inglesa, como as Porter e as Stout, mas não abro mão de estilos como Belgian Strong Ale e Doppelbock. Cervejas sugeridas: Anchor Porter, Paulaner Salvator (Doppelbock), Duvel (Belgian Strong Golden Ale).

  4. A Gazeta - sws1ulf
    04

    GORGONZOLA

    Um queijo que tem tudo: potência, sal, gordura e intensidade. Para segurar um gorgonzola, a cerveja precisa ser complexa. Minhas sugestões são cervejas doces, para equilibrar com o salgado; alcóolicas, para quebrar a gordura e limpar as papilas gustativas; e complexas, para que todos os sabores possam ser explorados. Você também pode harmonizar queijos potentes com cervejas de guarda, que tenham forte presença de álcool, torrefação ou amargor. Cervejas sugeridas: La Trappe Dubbel, DUM Petroleum Chipotle Imperial (Oatmeal Stout), Bodebrown Hair of the Bode (Barley Wine). 

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cerveja Gastronomia
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível