Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Gosta de cozinhar?

Aprenda receitas práticas para saborear no feriado

Bolinho de arroz, espaguete à carbonara e canelone de espinafre estão entre as dicas do HZ para um almoço no dia de folga
Portal Edicase

Publicado em 15 de Novembro de 2023 às 08:00

Durante o feriado, é comum as pessoas optarem por descansar e comer em restaurantes para evitar cozinhar em casa.
Mas se você faz parte do grupo que deseja economizar ou aproveitar o dia para relaxar em casa, os pratos fáceis de fazer são a alternativa ideal, principalmente se você não abre mão de uma deliciosa refeição e deseja poupar tempo na cozinha.
A seguir, confira cinco receitas simples e gostosas para o almoço de feriado! 

CANELONE DE ESPINAFRE

INGREDIENTES: 
  • 2 maços de espinafre escaldado
  • 500 g de ricota esfarelada
  • 1 cebola descascada e picada
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 250 ml de leite
  • 500 g de massa de pastel
  • 1 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • Sal, noz-moscada e azeite a gosto
Em um recipiente, coloque as folhas de espinafre, o queijo parmesão, o sal, a ricota e a pimenta-do-reino e misture bem. Reserve. Em outra panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Enquanto isso, em um recipiente, coloque o amido de milho e o leite e misture bem. Despeje a mistura sobre a cebola e cozinhe até o molho engrossar. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada e reserve.
Em uma superfície lisa, abra a massa de pastel e, com a ajuda de uma colher, recheie com o espinafre. Corte com a ajuda de uma faca e enrole o canelone. Repita o processo com toda a massa e reserve. Disponha o molho reservado sobre uma assadeira e coloque os canelones sobre ele. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 40 minutos. Sirva em seguida.

ESPAGUETE À CARBONARA

INGREDIENTES: 
  • 500 g de massa de espaguete
  • 2 ovos
  • 250 g de creme de leite
  • 1/2 xícara de chá de bacon cortado em cubos
  • 2 dentes de alho descascados e picados
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • Sal, azeite e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Água
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Adicione o macarrão e o sal e cozinhe até a massa ficar al dente . Desligue o fogo, escorra a água e reserve. Em outra panela, coloque os ovos e o creme de leite e leve ao fogo médio até engrossar, mexendo sempre. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.
Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente o bacon e o alho e frite até dourar. Após, disponha o macarrão na panela, despeje o molho reservado sobre ele e misture bem. Finalize polvilhando com o queijo parmesão e sirva em seguida.

FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE LARANJA

INGREDIENTES: 
  • 500 g de filé de frango cortado em cubos
  • 2 dentes de alho descascados e picados
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de suco de laranja
  • 1 colher de sopa de mel
  • Sal, pimenta-do-reino moída e cebolinha picada a gosto
Em um recipiente, coloque o frango e tempere com sal, pimenta-do-reino e alho. Reserve. Em uma panela, coloque metade da manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Adicione a farinha de trigo e cozinhe por 6 minutos, mexendo sempre. Acrescente o suco de laranja, o mel e o sal e cozinhe até o molho engrossar. Reserve.
Em outra panela, coloque o restante da manteiga e leve ao fogo médio para aquecer. Disponha o frango e frite até dourar os dois lados. Desligue o fogo, despeje o molho reservado sobre o frango e misture bem. Polvilhe com a cebolinha e sirva em seguida.

BOLINHO DE ARROZ

INGREDIENTES: 
  • 2 xícaras de chá de arroz cozido
  • 1/2xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de chá de amido de milho
  • Sal e cheiro-verde picado a gosto
  • 3 ovos
  • Óleo para fritar
Em um recipiente, coloque o arroz, o leite, a farinha de trigo, o queijo parmesão, o amido de milho, os ovos e o sal e misture até obter uma consistência homogênea.
Acrescente o cheiro-verde e o fermento químico e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de um kibe. Repita o processo com toda a massa e reserve.
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Com a ajuda de uma escumadeira, aos poucos, frite os bolinhos até dourar. Sirva em seguida.

CARNE MOÍDA COM ABÓBORA

INGREDIENTES: 
  • 300 g de carne moída
  • 700 g de abóbora cabotiá descascada e cortada em cubos
  • 1 cebola descascada e picada
  • 1 tomate sem sementes picado
  • 250 ml de água
  • 1/2 xícara de chá de molho de tomate
  • Sal, azeite e pimenta-do-reino moída e salsinha picada a gosto
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente a carne moída e refogue até secar a água liberada por ela. Junte o tomate, a abóbora, o molho de tomate e a água e misture bem.
Tampe a panela e cozinhe até a abóbora ficar macia. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Finalize polvilhando com salsinha e sirva em seguida.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Serginho, Alice e Camila Castro
Serginho e Camila de Castro celebram os 15 anos de Alice com festão em Vitória
Pleno do TJES
Juiz acusado de liberar milhões com “rapidez incomum” será julgado no ES
No Espírito Santo, 1,7 milhão de pessoas vivem em locais que não contam com rede de esgoto
O que podemos aprender com o Marco do Saneamento

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados