Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Tofu grelhado é opção

6 receitas veganas para o almoço

Aprenda a preparar pratos deliciosos e sem ingredientes de origem animal
Portal Edicase

Publicado em 03 de Janeiro de 2025 às 13:19

Tofu grelhado (Imagem: Oksana Mizina | Shutterstock)
Tofu grelhado Crédito: Oksana Mizina | Shutterstock
A alimentação vegana é saborosa e surpreendentemente rica em variedade, oferecendo uma ampla gama de alimentos vegetais como legumes, verduras e grãos.
Com esses ingredientes, é possível criar receitas deliciosas e nutritivas para o almoço de forma simples e prática. Por isso, a seguir, confira como preparar seis receitas veganas deliciosas para incrementar o seu cardápio!

Tofu grelhado

Ingredientes:

  • 300 g de tofu cortado em cubos
  • 1 colher de sopa de açafrão
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • Sal, pimenta-do-reino moída e azeite a gosto
  • Azeite para untar

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque o tofu e o açafrão e misture. Adicione azeite e mexa para incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Unte uma frigideira com azeite e leve ao fogo médio. Frite o tofu até dourar todos os lados. Sirva em seguida com a salsinha.

Estrogonofe de berinjela

Ingredientes:

  • 2 berinjelas cortadas em cubos 
  • 3 dentes de alho descascados e picados
  • 1 cebola descascada e picada
  • 2 xícaras de chá de molho de tomate
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 1 1/2 xícara de chá de creme de leite de amêndoas
  • 1 xícara de chá de cheiro-verde picado
  • Sal, azeite e vinagre a gosto
  • Água para deixar de molho

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a berinjela, cubra com água e vinagre e deixe de molho por 10 minutos. Enquanto isso, em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Escorra a água da berinjela e coloque-a na panela. Tempere com sal e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o molho de tomate, a mostarda e a água e misture. Cozinhe até levantar fervura. Junte o creme de leite e misture. Desligue o fogo, polvilhe com cheiro-verde e sirva em seguida. 

Nhoque de banana-da-terra 

Ingredientes:

  • 2 bananas-da-terra com a casca
  • 1/4 de xícara de chá de amido de milho
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Azeite para grelhar
  • Amido de milho para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma assadeira, coloque as bananas-da-terra e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos. Após, retire do forno, espere esfriar, descasque e, com a ajuda de um garfo, amasse. Acrescente o amido de milho e misture até obter uma consistência homogênea. Tempere com sal e pimenta-do-reino. 
Polvilhe uma superfície lisa com amido de milho, disponha a massa sobre ela, separe em pequenos pedaços e faça um cordão com cada parte. Corte em pedaços e reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Aos poucos, disponha o nhoque sobre ela e doure. Repita o processo com toda a massa. Sirva acompanhado com o molho de sua escolha.
Macarrão com brócolis e molho branco (Imagem: Anna_Pustynnikova | Shutterstock)
Macarrão com brócolis e molho branco Crédito: Anna_Pustynnikova | Shutterstock

Macarrão com brócolis e molho branco

Ingredientes:

  • 500g de macarrão penne
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de leite de aveia
  • 2 xícaras de chá de floretes brócolis 
  • 100g de ervilha-torta
  • 1 alho descascado e picado
  • Sal, azeite, cebolinha picada e noz-moscada em pó a gosto 
  • Água para cozinhar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a água e o sal e leve ao fogo médio até levantar fervura. Adicione o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Desligue o fogo, escorra a água e reserve. Em outra panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a farinha de trigo e o leite de aveia e misture. Tempere com sal e noz-moscada. Cozinhe até o molho engrossar e desligue o fogo. Reserve.
Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente o alho e doure. Junte os floretes de brócolis e a ervilha-torta e refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e reserve. Em um recipiente, coloque o macarrão e o brócolis e misture. Regue com o molho branco, salpique com a cebolinha e sirva em seguida com a ervilha-torta. 

Rosti de mandioca e cenoura

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de mandioca ralada
  • 1 cenoura descascada e ralada
  • 1 cebola descascada e fatiada
  • 1 talo de alho-poró fatiado
  • 2 dentes de alho descascados e amassados
  • 1 colher de chá de salsa picada
  • Sal, azeite e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a mandioca, a cenoura, o alho-poró, a cebola, o alho e a salsa e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Disponha a mistura sobre a panela, espalhando até cobrir toda a frigideira. Tampe e cozinhe até dourar. Regue com azeite e vire o rosti para dourar o outro lado. Sirva em seguida.

Almôndega de feijão-branco

Ingredientes:

  • 250 g de feijão-branco cozido e escorrido
  • 1/2 xícara de chá de farinha de arroz integral
  • 1 cebola descascada e picada
  • 1/2 maço salsinha picada
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó
  • Sal a gosto
  • Azeite para untar

Modo de preparo:

Em um processador, coloque o feijão-branco, a farinha de arroz, a cebola, a salsinha, a páprica, o açafrão e o sal e processe até ficar homogêneo, mas ainda com alguns pedaços. Adicione o fermento químico e bata novamente para incorporar. Após, com a ajuda de uma colher, pegue pequenas porções de massa e modele no formato de bolinhas.
Disponha em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Delegacia de Policia, Glória, Vila Velha
Homem em situação de rua morre atropelado por caminhão em Vila Velha
Ruas de Central Carapina vão passar por reforma
Começa obra para recuperar 4 vias de Central Carapina; confira os trechos
Arma e munições foram apreendidos e levados à delegacia de Alegre
Sogra é presa com arma após ameaçar a nora em Jerônimo Monteiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados