Com reforma do Teatro Élio Vianna, Vila Velha projeta eventos nacionais nos próximos anos

Situado na Praça Duque de Caxias, o teatro conta com uma área de 1.700 m² e passará por requalificação da cobertura, fachadas e sistemas de iluminação

Construído em 1960, o Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, em Vila Velha, vai passar por reformas, tendo capacidade para receber eventos com até 350 pessoas.

Essa é mais uma aposta da prefeitura para reeguer o local, que foi fechado em 2019 e até passou por uma tentativa de reforma entre outubro de 2021 e meados de junho de 2022, quando a obra foi abandonada, após o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), órgão então responsável pela intervenção, identificar danos que não estavam previstos em contrato.

Na época, HZ noticiou que o local estava com infiltrações, vazamentos e inúmeros problemas estruturais, até mesmo com o risco de queda do teto. Desta vez, a expectativa da prefeitura é que a reforma não passe por problemas como o dos últimos anos.

Situado na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, o teatro conta com uma área de 1.700 m², e passará por requalificação da cobertura, das fachadas e dos sistemas de iluminação. Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o investimento para as obras chega às cifras de R$ 3.621.122,60. A licitação para as intervenções foi assinada no último dia 28 pelo prefeito Arnaldinho Borgo.

Para Menara Cavalcante, secretária de obras e projetos estruturantes da cidade, a intervenção no teatro marca um novo momento para a cultura de Vila Velha.

"O teatro chega em uma nova roupagem, onde poderemos receber eventos tanto com o público sentado, quanto com o público em pé. E isso será feito justamente para que a cidade possa receber eventos com uma maior quantidade de pessoas, o que movimenta não só o teatro, mas todo o seu entorno", projeta Menara.

Segundo a secretária, a fachada do teatro será mantida em seus moldes originais, já que a estrutura do local é patrimônio tombado de Vila Velha, ou seja, não pode passar por alterações que tirem sua originalidade.

Fizemos um projeto estrutural de forma com que a gente consiga resgatar essa estrutura sem comprometer a arquitetura que é protegida

Impacto econômico, cultural e comercial

Projeção do Teatro Élio Vianna, na Praça Duque de Caxias

Projeção do Teatro Élio Vianna, na Praça Duque de Caxias. Crédito: Prefeitura de Vila Velha

Além de movimentar o cenário cultural da Grande Vitória, a obra de reparação no teatro Élio Vianna também pode ser importante para outros setores, como turismo e economia.

"Com essa obra, queremos resgatar o orgulho dos nossos artistas, dando uma nova casa para que eles possam realizar suas apresentações. A gente também quer trazer para Vila Velha a cultura de outros estados, com artistas, peças e eventos nacionais. Nos moldes atuais, poderemos receber 250 pessoas sentadas e até 350 pessoas em pé", sinaliza Menara.

Área revitalizada

A obra do Teatro Élio Vianna faz parte de um conjunto de intervenções na Praça Duque de Caxias, que vai se transformar em um parque urbano. Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o local recebeu aporte de mais de R$ 8 milhões e será cercado com gradil, terá vigilância constante e acesso controlado.

A segurança, inclusive, era uma demanda cobrada por moradores e comerciantes da região. Segundo Menara Cavalcante, com as intervenções, os usuários do local não precisarão mais se preocupar com o problema.

"O parque, além de ter horário de funcionamento pré-determinado, vai contar com uma base exclusiva da Guarda Municipal de Vila Velha. Isso tudo foi pensado para fortalecer o Centro e trazer o sentimento de segurança para os moradores da região", finaliza a secretária.

Opções de lazer e saúde

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, entre as transformações previstas para a praça estão a implantação de academia popular em aço inox, parquinho e espaço para animais de estimação, além de área destinada a barraquinhas e food trucks.

Também está prevista a construção de um ponto de informações turísticas, sanitários públicos e um “Parkour Park” com obstáculos para a prática da modalidade, considerada novo esporte nos Jogos Olímpicos de 2024.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura teatro Vila Velha HZ
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível