> >
Versatilidade dos painéis ripados transforma e leva sofisticação aos ambientes

Versatilidade dos painéis ripados transforma e leva sofisticação aos ambientes

Mesmo não sendo uma novidade na decoração, a utilização desse elemento possibilita personalizar os espaços onde é aplicado

Publicado em 25 de outubro de 2024 às 10:40- Atualizado há 20 dias

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Painés ripados podem ser usados em diversos lugares da casa
Painés ripados podem ser usados em diversos lugares da casa. (Macheto)
Thaiz Lepaus
Repórter / [email protected]

É fato que o uso do painel ripado não é novidade no mundo da arquitetura. Mas acontece que nos últimos anos a sua presença tornou-se mais recorrente, consagrando o elemento como uma das tendências atuais da decoração.

 O painel ripado torna o ambiente mais elegante e sofisticado
O painel ripado torna o ambiente mais elegante e sofisticado. (Macheto)

A atual recorrência deste elemento no mercado se deve a multiplicidade de matérias primas, afirma Lorena Erlacher, arquiteta da Composé.

Aspas de citação

Hoje, o painel ripado não é só feito necessariamente com a madeira. Já têm outras matérias-primas que estão fazendo o papel dela, justamente para proporcionar mais diversidade de uso.

Lorena Erlacher
Arquiteta
Aspas de citação

Não é só pela variedade de materiais. O painel ripado, por si só, é um elemento versátil e pode decorar diversos ambientes, desde fachadas, cabeceiras de cama, e até banheiros.

Além disso, a função estética deste elemento transforma o espaço de forma a deixá-lo mais sofisticado e confortável. “A palavra chave seria o aconchego. Aí depois envolve sofistificação e elegância”, pontua Erlacher.

  O painel ripado pode ser colocado em diversos locais da casa.
O painel ripado pode ser colocado em diversos locais da casa. (Macheto)

Para além da questão estética

Apesar do painel ripado não ter função de uso e servir exclusivamente como elemento decorativo, ele não se limita à estética. A sua utilização é uma boa opção em cinemas ou salas de música e reunião, porque o painel ajuda a quebrar as ondas sonoras, diminuindo a reverberação do espaço.

Fica a dica

O painel ripado não é um elemento minimalista. Por isso, é indicado por arquitetos que ele seja combinado com elementos sem profundidade e movimento. Se misturado com outros que também sejam profundos, há confusão visual.

“É recomendado inseri-lo dentro de uma arquitetura mais minimalista, mais clean, para ele fazer o papel do preenchimento. É um cuidado de dosagem que devemos ter com qualquer material que preencha ou tenha movimento”, explica Lorena Erlacher.

Faça você mesmo

É possível instalar o painel ripado na residência de forma prática. Samaira Cabral, criadora de conteúdo focada em decoração, já inseriu o elemento - sozinha - em três casas que morou. Segundo Samaira, a facilidade na instalação depende do material utilizado.

Aspas de citação

Tem um tipo de ripado que você vai precisar chamar o marceneiro, e tem o que é ideal para o ‘faça você mesmo’, como ripado de isopor, EVA autocolante e de polietileno.

Samaira Cabral
criadora de conteúdo focada em decoração
Aspas de citação
Faça você mesmo: Utilizando os materiais certos, é possível aplicar painel ripado em casa.
Faça você mesmo: Utilizando os materiais certos, é possível aplicar painel ripado em casa. (Samaira Cabral)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais