> >
Produção de leite no Sul do ES deve ter perda total após chuvas

Produção de leite no Sul do ES deve ter perda total após chuvas

A afirmação é do diretor administrativo e financeiro do Incaper, Cléber Guerra. Ele explica que o Estado pode enfrentar problemas de abastecimento, em decorrência da destruição causada pela chuva e da falta de energia nos municípios sulistas

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 21:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Foto área da cidade de Iconha, após as chuvas da última sexta-feira (17). (Foto do leitor/Lucas Knupp)

“A produção leiteira foi quase toda perdida. Não só a que seria produzida no dia a dia e escoada pelas estradas que estão destruídas, mas também aquela que já estava estocada e sofre com a falta de energia” – este é o cenário previsto por Cléber Guerra, diretor administrativo e financeiro do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em relação à agropecuária nos municípios do Sul do Espírito Santo, que ainda tentam contabilizar os prejuízos decorrentes das fortes chuvas dos últimos dias.

Como as cidades de IconhaVargem AltaAlfredo Chaves e Rio Novo do Sul são importantes produtoras de leite, os capixabas podem sentir os reflexos desse prejuízo em breve, de acordo com Guerra. “É possível, sim, que a população da Grande Vitória, por exemplo, sofra com algum grau de desabastecimento da bebida”, adiantou.

Cléber Guerra passou informações relativas à Secretaria de Agricultura do Espírito Santo, a qual está atrelado o Incaper. (Larissa Avilez)

Dados percentuais de prejuízos na agricultura do Sul do Estado, porém, ainda não puderam ser levantados. “Toda a nossa rede está de sobreaviso para, quando as condições de deslocamentos forem restabelecidas, os nossos técnicos irem até as regiões produtoras. Por isso, nesse primeiro momento, os nossos esforços estão concentrados em desobstruir as estradas”, disse Guerra.

Por enquanto, a previsão é que isso aconteça daqui a dois dias. 

Aspas de citação

 Acredito que até lá já teremos algum levantamento. Mesmo assim, até agora, pelas informações que temos por alto, já podemos dizer que a perda foi enorme e que nunca se viu nada parecido no Espírito Santo. É estarrecedor

Cléber Guerra
Diretor administrativo e financeiro do Incaper
Aspas de citação

As cidades afetadas também são importantes produtoras de café e frutas, especialmente banana. Porém, como esta produção é voltada para a exportação, o impacto não deve ser tão sentido pelos capixabas, embora certamente representará significativas perdas para os produtores locais.

Questionado a respeito do que o governo estadual deve fazer a respeito desses prejuízos agropecuários na Região Sul, Guerra trouxe mais uma incerteza. “Ainda não sabemos quais medidas serão adotadas, mas certamente algo terá de ser feito para que os produtores tenham alguma chance de se recuperar.”

Este vídeo pode te interessar

Produção de leite no Sul do ES deve ter perda total após chuvas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais