> >
Municípios do Sul do ES em alerta com elevação do nível dos rios

Municípios do Sul do ES em alerta com elevação do nível dos rios

Rio Veado, que corta vários municípios no Caparaó, subiu 2,5 metros e alagou áreas de pastagem no interior

Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 21:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rio Itapemirim, em Cachoeiro de Itapemirim. (Divulgação/PMCI)

A Defesa Civil dos municípios do Sul do Espírito Santo e da Região do Caparaó estão em alerta, monitorando as áreas próximas aos rios que cortam as cidades. Em Cachoeiro de Itapemirim, o Rio Itapemirim subiu 2,30 metros acima do normal. Já no Caparaó, onde choveu forte na serra na noite de quarta-feira (22), o Rio Veado chegou a subir 2,5 metros.

Em Cachoeiro de Itapemirim, na tarde desta quinta-feira (23), o nível do rio apresentou elevação de 2,10 metros acima do nível normal, e houve transbordamento em alguns pontos no distrito de Pacotuba.

“Monitoramos 24h as oscilações do rio, acompanhando também as informações sobre a situação no Caparaó e as previsões dos institutos meteorológicos. É preciso que a população fique alerta, mas mantendo a tranquilidade. Estamos trabalhando com ações preventivas desde o início da semana”, explica o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz.

A Defesa Civil de Guaçuí também está em alerta devido à comunicação de que uma grande quantidade de água está descendo pelo Rio Veado vindo da região de Divino de São Lourenço. Por isso, avisou a todos os moradores de Guaçuí, principalmente, aqueles que moram próximas às margens do rio que corta o município, para que fiquem atentos a qualquer elevação no nível das águas.

Córrego Floresta, em Divino de São Lourenço. (Divulgação/Defesa Civil)

Em Divino de São Loureço, o coordenador da Defesa Civil, Wellynton Antonei, informou que já havia alagamentos de áreas de pastagem, no Córrego Floresta, pois o rio Veado subiu aproximadamente dois metros e meio. “Não há desabrigados, nem desalojados e continuamos monitorando a vazão do rio”, informou.

No Caparaó, Alegre também se prepara para os riscos do tempo na região Sul. O município alertou principalmente os moradores dos bairros Vila Alta e Vila Viana por conta do risco de movimentação de massa, que segundo o município é alto. O Parque Getúlio Vargas, sede do Governo Municipal, está interditado até segunda ordem por risco de queda de galhos.

Santa Rita, Ibitirama. (Geovane Timoteo)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais