A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2024

TSE confirma decisão pela absolvição de prefeito e vice de Iconha

O partido Podemos havia buscado o Tribunal Superior para reverter decisão da Justiça Eleitoral no Espírito Santo, mas recurso não foi acolhido

Publicado em 22 de Outubro de 2025 às 19:45

Tiago Alencar

Publicado em 

22 out 2025 às 19:45
Gedson e Fernando são candidatos à reeleição em Iconha
TSE mantém absolvição de prefeito e vice reeleitos em Iconha Crédito: Reprodução/Instagram
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão que absolveu Gedson Brandão Paulino (Republicanos) e Fernando Caprini Volponi (PSB), prefeito e vice-prefeito reeleitos de Iconha, na Região Central Sul do Espírito Santo. Eles eram acusados de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024.
O partido Podemos havia ingressado com um recurso junto ao TSE visando à reversão da absolvição dos políticos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), em um processo que tratava sobre suposto uso de recursos do governo do Estado para realizar obras de asfaltamento em período eleitoral, o que configuraria vantagem indevida.
A ministra Isabel Gallotti, relatora do caso no TSE, entendeu — em decisão proferida em 4 de setembro deste ano — que o tribunal capixaba agiu corretamente ao concluir que não houve violação à Lei das Eleições por parte dos candidatos. Segundo a magistrada, os recursos foram transferidos antes do período vedado, que começa três meses antes do pleito. Ela também destacou que a legislação eleitoral não impede o início de obras nesse intervalo, restringindo-se apenas à realização de novas transferências de verbas entre entes públicos durante o período proibido.
A decisão da ministra é monocrática - quando não é apreciada pelos demais ministros da Corte Eleitoral - e, pela regra, seria passível de recurso ao próprio TSE. No entanto, o andamento processual consultado pela reportagem na noite desta terça-feira (21), mostra que a decisão transitou em julgado em 11 de setembro deste ano, não sendo possível mais recorrer.
A negativa do recurso do Podemos pelo TSE confirma a decisão do TRE-ES, proferida em janeiro deste ano, que havia revertido a sentença da 35ª Zona Eleitoral de Iconha. Na decisão de primeira instância, a chapa do prefeito Gedson Brandão Paulino e do vice Fernando Caprini Volponi havia sido cassada ainda durante a campanha eleitoral de 2024.
 A defesa do prefeito e do vice, representada pelo escritório Gabriel Quintão Coimbra & Advogados Associados, afirma, em nota encaminhada nesta segunda-feira (20), que "celebra com profundo respeito e serenidade a decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)". A reportagem de A Gazeta também tenta localizar a defesa do Podemos no processo. O espaço segue aberto para manifestação. 
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
TCU mantém multas de R$ 100 mil por irregularidades em obra no Porto de Vitória
Imagem de destaque
Rejuvenescimento facial vai além dos cuidados com a pele
Imagem de destaque
Assista ao vivo ao aulão de Geografia para o Enem nesta quarta-feira (4)

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.