> >
Rigoni e Erick se unem e descartam apoio a candidatos ao governo do ES

Rigoni e Erick se unem e descartam apoio a candidatos ao governo do ES

Ambos desistiram de concorrer ao Palácio Anchieta e decidiram não apoiar nenhuma candidatura; Rigoni vai buscar a reeleição a deputado federal e dará apoio ao presidente da Assembleia na disputa por vaga no Senado

Publicado em 28 de julho de 2022 às 19:16

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), ao lado do deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil). (Iara Diniz)

O deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil) e o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito SantoErick Musso (Republicanos), anunciaram, nesta quinta-feira (28), que vão caminhar juntos nas eleições de 2022. Ambos abriram mão das pré-candidaturas ao governo do Estado e vão formar uma coligação em torno do nome de Erick ao Senado. 

Durante entrevista coletiva realizada na Enseada do Suá, em Vitória, eles informaram que não vão formar coligação com nenhum candidato a governador, mas deram aval para os filiados apoiarem qualquer um que estiver concorrendo ao Palácio Anchieta.

Aspas de citação

Não coligaremos com candidatos ao governo, mas cada indivíduo dentro do partido tem liberdade para apoiar o candidato que quiser

Felipe Rigoni (União Brasil)
Deputado federal 
Aspas de citação

Ao ser questionado se, individualmente, apoiaria algum nome para o Palácio Anchieta, Erick Musso respondeu: “Eu vou pedir voto para senador”, destacando a própria candidatura ao Senado.  Rigoni completou: "E eu para deputado federal", cargo para o qual busca reeleição. 

Rigoni e Erick se unem e descartam apoio a candidatos ao governo do ES

As conversas de aproximação entre os mandatários se iniciaram há mais de um mês. Nos bastidores, ventilava-se uma possível aliança entre os dois em uma chapa para concorrer ao Palácio Anchieta. Na quarta-feira, contudo, Rigoni anunciou que não iria mais disputar o governo e tentaria a reeleição para deputado federal.

“A nossa chapa já está bem montada e, com a minha entrada, a gente fortalece a chapa. Nossos candidatos entendem, dessa forma, que eu entro pra fortalecer a chapa de federais que a gente já tinha formado”, observou Rigoni, que é presidente do União Brasil.

A decisão de unir os partidos em torno da candidatura de Erick ao Senado, contudo, só aconteceu nos últimos dias, segundo Rigoni. De acordo com ele, houve um entendimento de que os capixabas ainda não estavam maduros para um novo ciclo geracional no Executivo, e que era importante iniciar esse movimento no Congresso. 

“Eu e Erick nos aproximamos nesse processo eleitoral e nos tornamos mais do que parceiros políticos, nos tornamos amigos. Acreditamos que o Espírito Santo precisa de um novo ciclo de políticos, É claro para mim que temos um projeto para implementar no Estado e vamos amadurecê-lo com as nossas candidaturas: a minha para deputado e a de Erick para senador", afirmou.

Aspas de citação

Somos da mesma geração e fazemos parte de um novo ciclo geracional de políticos do Espírito Santo. Essa aliança é para construir esse projeto político que acreditamos

Erick Musso
Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa
Aspas de citação

TROCA-TROCA NO REPUBLICANOS

Desde segunda-feira (25), articuladores do Republicanos já davam como certa a saída de Erick Musso da disputa ao Palácio Anchieta. Faltava, contudo, encontrar um espaço para ele concorrer ao pleito deste ano. Isso foi feito com a retirada da pré-candidatura do ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli (Republicanos) ao Senado.

Apesar de não ter dito o que levou à mudança, Erick Musso afirmou que foi uma decisão do diretório nacional. E que ele, como "soldado do partido", concordou em assumir o posto e concorrer para senador. Disse, ainda, que não volta atrás.  

Aspas de citação

A única chance de eu não ser candidato a senador é se Deus não deixar. Se eu não for candidato ao Senado, não sou candidato a nada

Erick Musso
Presidente da Assembleia Legislativa
Aspas de citação

Meneguelli até tentou resistir à mudança, apelando para os eleitores em um vídeo divulgado nas redes sociais. Mas a decisão do partido já tinha sido tomada e era irreversível. Ao ex-prefeito de Colatina foi oferecido um espaço na chapa proporcional do Republicanos para disputar o cargo de deputado estadual. Na manhã desta quinta-feira, Meneguelli aceitou "o apelo do partido", segundo Erick Musso.

"Sergio Meneguelli tem nosso respeito e carinho, tem o DNA de servir as pessoas. Colocou o Espírito Santo e Colatina para o mundo. Fizemos o apelo para que ele não saísse da vida pública. Tive conversa pessoal com ele, o prefeito da capital também. E ele atendeu ao apelo nosso para disputar eleição para Assembleia Legislativa”, destacou. 

A candidatura de Erick ao Senado e de Meneguelli para Assembleia Legislativa vai ser oficializada neste domingo (31), durante convenção estadual do partido. Também serão apresentados outros candidatos que vão compor a chapa para deputado estadual e deputado federal. Já a convenção do União Brasil está marcada para o dia 2 de agosto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais