> >
Nova vereadora é eleita em cidade do ES após retotalização de votos

Nova vereadora é eleita em cidade do ES após retotalização de votos

Mudança no Legislativo de Guarapari está relacionada à decisão do TRE-ES em 14 de julho, quando Corte reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 21:49

Sede TRE-ES
Sede TRE-ES: decisão determinou recontagem dos quocientes eleitoral e partidário das chapas em Guarapari Crédito: Crédito: Divulgação

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) concluiu, nesta segunda-feira (4), o reprocessamento da totalização de votos das eleições proporcionais de 2024 para o cargo de vereador de Guarapari, na Região Metropolitana da Grande Vitória. Com isso, o município passa a ter uma nova vereadora. 

A retotalização é prevista na Resolução nº 23.611/2019, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. Ela ocorreu porque a Justiça Eleitoral considerou nulos os votos recebidos pelo Podemos no município. 

Após a retotalização, a candidata Adma Silva Santana, do Democracia Cristã (DC), foi proclamada eleita (com 775 votos) e o candidato Savio Aleixo Pinna (DC) se torna o 1º suplente, com 747 votos. A posse da nova vereadora ficará sob os cuidados da Câmara de Vereadores de Guarapari, segundo o TRE-ES.

A mudança no Legislativo de Guarapari está relacionada à decisão proferida pelo plenário do TRE-ES em 14 de julho, quando foi reconhecida a ocorrência de fraude à cota de gênero.  A Corte apontou o registro de candidaturas femininas laranja por parte do Podemos na cidade, durante as eleições municipais de 2024.

Além da anulação dos votos recebidos pela legenda no pleito do ano passado, a Justiça Eleitoral ainda determinou a cassação do diploma dos candidatos eleitos para o cargo de vereador pelo partido.  Com isso, houve novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário das chapas proporcionais no município, o que elegeu Adma Silva Santana para o cargo de vereadora. 

Uma suposta candidata, que teria colaborado com a fraude, foi declarada inelegível pelo período de oito anos. Antes da retotalização, o Podemos havia eleito um vereador para a Câmara de Guarapari nas eleições do ano passado: Denizart Zazá. Ele foi eleito com 1.170 votos. A determinação da Justiça impôs a cassação do seu diploma e deu lugar à nova parlamentar na Casa de Leis.

Correção
05/08/2025 - 11:13hrs
Versão anterior desta matéria utilizava, erroneamente, o termo "recontagem" de votos para o procedimento que ocorreu na Câmara de Guarapari, por determinação do TRE-ES. No entanto, o termo correto é retotalização, quando votos são anulados e, então, é feito novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário em eleições proporcionais. Texto e título foram corrigidos. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais