> >
MDB do Espírito Santo continua sob intervenção nacional até junho

MDB do Espírito Santo continua sob intervenção nacional até junho

Decisão do presidente estadual do partido prorrogou a medida, por conta da indefinição da eleição do diretório estadual, que está judicializada

Publicado em 10 de abril de 2020 às 15:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB
Deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, decidiu prorrogar a intervenção no ES. (Agência Câmara)

A direção nacional do MDB decidiu prorrogar por mais 60 dias o mandato da comissão interventora do partido no Espírito Santo. Essa Comissão ficaria na função até o dia 12 de abril, e está na direção estadual do MDB por conta da indefinição sobre as eleições do partido, que foi parar na Justiça. A comissão tem poderes sobre a gestão administrativa e política da sigla, e as filiações de novos membros devem feitas diretamente com a Executiva Nacional.

A decisão de permanecer com a Comissão Interventora é do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, levando em conta o fato de que ainda há uma disputa judicial sobre a composição do diretório estadual, entre os ex-deputados Lelo Coimbra e Marcelino Fraga, que inscreveram chapas para comandar o partido.

Além disso, Baleia pontuou que ainda há dificuldades enfrentadas pela comissão interventora, especialmente pelo fato de que a sede partidária continua ocupada por terceiro (no caso, Marcelino Fraga), o que ocasionou, inclusive, o ajuizamento de uma ação de reintegração de posse.

A Executiva nacional cancelou a convenção que elegeu Marcelino, em fevereiro, mas a disputa foi reconhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), e Marcelino chegou a tomar posse no partido no dia 10 de março, embora sem ter a chancela da direção nacional.

A decisão de prorrogar o mandato da comissão também considerou a pandemia do novo coronavírus, pois a suspensão dos grandes atos presenciais, nos níveis estadual e municipal, impedem ao menos por agora, a realização de Convenção para escolha do novo Diretório do MDB no Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais