> >
Coronavírus: entenda quais servidores vão ter férias antecipadas no ES

Coronavírus: entenda quais servidores vão ter férias antecipadas no ES

Antecipação vai valer a partir de sexta-feira (20) para parte do funcionalismo do Poder Executivo. Medida é para conter a Covid-19

Publicado em 18 de março de 2020 às 21:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Funcionária batendo o ponto no trabalho: férias coletivas no governo do ES. (Ricardo medeiros)
Entenda quais servidores vão ter férias antecipadas no ES

Em mais um ação para evitar a propagação do novo coronavírus, o governo do Espírito Santo anunciou que vai antecipar férias de servidores estaduais. A medida faz parte de um novo pacote divulgado pelo governador Renato Casagrande (PSB) nesta quarta-feira (18). 

A antecipação vai valer a partir de sexta (20) para servidores do Poder Executivo, com exceção dos que atuam nas áreas de saúde e segurança pública e nos sistemas prisional e socioeducativo. 

O governador explicou que a medida tem como alvo os funcionários públicos que estão com mais de duas férias acumuladas.

Aspas de citação

Quem tem férias obrigatórias acumuladas, o gestor vai combinar com o servidor para ele já tirar essas férias agora. É uma medida para aliviar a concentração de pessoas nas repartições públicas

Renato Casagrande
Governador do ES
Aspas de citação

Atualmente, o Poder Executivo possui ao todo quase 48 mil servidores ativos. A maior parte, por ser justamente das áreas de segurança e saúde, não será impactada. Já os professores, que também possuem grande peso na folha do Estado, entrarão de férias a partir de segunda (23) juntamente com alunos da rede estadual.

IMPACTO NO SERVIÇO PÚBLICO

De acordo com a secretária de Estado de Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a medida deve fazer com que de 5% a 20% dos servidores de cada secretaria entrem de férias agora.

Funcionários públicos que se enquadram no grupo de risco do coronavírus (idosos e pessoas com doenças crônicas) já estão trabalhando em home office no governo.

Além da redução na circulação de servidores, o Estado vai intensificar em três vezes a limpeza em repartições públicas, sobretudo superfícies e objetos tocados com frequência. Viagens estão proibidas. Já reuniões só poderão ser realizadas por teleconferência.

PERÍCIAS E PROVAS DE VIDA NO IPAJM SUSPENSAS

O governo do Estado também anunciou nesta quarta a suspensão de novas perícias médicas no Instituto de Previdência dos Servidores do Espírito Santo (IPAJM). Já para perícias feitas que deveriam ser entregues, o prazo foi aumentado de 5 para 15 dias.

Já as provas de vida, quando servidores aposentados precisam comparecer anualmente ao IPAJM para provarem que estão vivos, também terá os prazos suspensos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais