> >
Após quase dois anos nos EUA, vice que virou prefeito tentará reeleição no ES

Após quase dois anos nos EUA, vice que virou prefeito tentará reeleição no ES

Jacy Donato morava fora do país enquanto era vice-prefeito de Água Doce do Norte. O prefeito morreu de Covid-19 e ele assumiu a prefeitura. O PV deve lançar Jacy nas eleições 2020

Publicado em 31 de julho de 2020 às 11:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Márcio Leite Ribeiro (DEM), e o vice, Jacy Donato (PV)
O então prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Márcio Leite Ribeiro (PSB), e o vice, Jacy Donato (PV) . (Reprodução/Facebook)

Após passar quase dois anos nos Estados Unidos enquanto era vice-prefeito de Água Doce do Norte, Jacy Donato (PV) assumiu a prefeitura da cidade do interior do Espírito Santo há 17 dias, quando o então prefeito, Paulo Márcio Leite Ribeiro (PSB), estava internado com Covid-19. Paulo Márcio morreu e Jacy está no comando definitivamente, até dezembro. Mas não é só isso: ele vai tentar a reeleição. 

A informação é do presidente estadual do partido, Fabrício Machado. De acordo com Machado, assim que chegou dos EUA, Jacy foi chamado a prestar esclarecimentos à legenda. A sigla, entendendo que não há irregularidades comprovadas, resolveu apoiar o interesse de Jacy em disputar a prefeitura, mesmo ciente de que ele passou quase metade do mandato de vice-prefeito bem longe de Água Doce.

O presidente do partido diz que o então vice-prefeito contou que não recebeu o salário de R$ 5,7 mil enquanto esteve nos EUA e que até chegou a pedir, sem sucesso, para renunciar ao cargo. Machado diz também esperar que Jacy prove o que alega.

 "O partido só vai retirar a candidatura se for provado que tudo que ele está dizendo é mentira, se de fato for comprovada alguma irregularidade. Até então, ele está no direito de pleitear a vaga e nós seríamos injustos se impedíssemos", afirma.

O Portal da Transparência da Prefeitura de Água Doce do Norte, no entanto, registra que Jacy recebeu os salários regularmente. E a Procuradoria do município também desconhece qualquer procedimento que tenha retardado o pagamento.

Machado relata que Jacy teria entregado uma carta de renúncia ao então prefeito Paulo Márcio, que a recusou. "Ele disse que o Paulo Márcio pediu que não desse continuidade à renúncia porque poderia deixá-lo mais vulnerável diante da Câmara Municipal", conta. Jacy não apresentou, no entanto, provas de que isso teria acontecido. Até o momento, ele não havia citado esse pedido de renúncia nas entrevistas que concedeu à Rede Gazeta.

"Ele optou por ir trabalhar nos EUA por uma dificuldade financeira para pagar a faculdade de medicina da filha, lá ele trabalhava como pedreiro, é uma pessoa simples", disse Machado.  

Machado garante, ainda, que Jacy não está preocupado com a repercussão das notícias sobre sua estadia nos Estados Unidos, porque a sua imagem na cidade não teria sido afetada.

SEM RETORNO

A reportagem de A Gazeta tentou, por diversas vezes ao longo da semana, contato com o agora prefeito Jacy Donato, mas não teve retorno. O espaço está aberto para eventual manifestação. 

A lei orgânica do município de Água Doce do Norte não proíbe  que o vice saia do país sem autorização da Câmara e é omissa quanto à necessiade de residir na cidade.

Durante parte do período de internação do então prefeito Paulo Márcio, que faleceu de coronavírus no dia 22 deste mês, a cidade foi comandada por secretários que recebiam orientações de dentro da UTI. Após a repercussão do caso, a Câmara Municipal trabalha para alterar a lei. 

MINISTÉRIO PÚBLICO AGUARDA RESPOSTAS

O MPES instaurou uma notícia de fato para apurar a conduta de Jacy Donato por improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e dano ao erário. Isso devido a morar nos Estados Unidos enquanto era vice-prefeito.

O prazo para que o prefeito apresentasse esclarecimentos terminou nesta quinta-feira (30) e, de acordo com o órgão, nada foi apresentado até o momento.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais