Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Violência

Tensão em Vila Velha: novo tiroteio e mais um jovem morto na Região 5

Mais uma vez, Ulisses Guimarães foi palco de violência e um jovem de 25 anos foi assassinado; área vive uma verdadeira guerra desde semana passada

Publicado em 15 de Julho de 2025 às 10:29

Júlia Afonso

Publicado em 

15 jul 2025 às 10:29
Um jovem de 25 anos foi morto em Ulisses Guimarães, Vila Velha, na noite de segunda-feira (14). Moradores registraram rajadas de tiros e paredes atingidas (veja vídeo acima). O caso marca uma sequência de ataques já registrados em bairros que integram a Região Cinco do município: nove pessoas foram baleadas e duas assassinadas desde quinta-feira (10).
A reportagem da TV Gazeta apurou que o jovem morto era Ivanilson Xavier. Testemunhas disseram que ele saía de casa de bicicleta quando um carro de cor cinza passou e os ocupantes atiraram. Um veículo suspeito de ser usado nos ataques foi localizado pela Guarda Municipal no início da tarde desta terça-feira (15), na região de Lagoa de Jabaeté, também em Vila Velha.
O modelo do carro não foi revelado, mas havia marcas de disparos de arma de fogo na parte traseira e projéteis no interior. "O veículo estava com restrição de roubo desde o dia 13 de julho, quando o condutor foi rendido ao passar pela Rodovia do Sol", informou a corporação.
Ivanilson Xavier, 25 anos, morto em Ulisses Guimarães, Vila Velha
Ivanilson Xavier, 25 anos, morto em Ulisses Guimarães, Vila Velha Crédito: Redes sociais
A Polícia Militar disse que os ataques têm relação com a disputa entre facções rivais do tráfico de drogas. "Chegou para nós, através da população, que lideranças criminosas determinaram que isso acontecesse. Desde maio, quando começou essa onda de crimes, reforçamos o policiamento, modificamos horários das viaturas, colocamos mais equipes, estamos acompanhando veículos roubados que adentram essa área. A Região Cinco é composta por mais de 22 bairros. Estamos hoje com aproximadamente cinco bairros com conflitos entre eles", declarou o major César, comandante da 13ª Companhia Independente da Região da Grande Terra Vermelha. 
Carro suspeito de ser usado em ataque em Ulisses Guimarães, em Vila Velha, nesta terça-feira (15), foi encontrado com marcas de tiros e cápsulas.
Carro suspeito de ser usado em ataque em Ulisses Guimarães, em Vila Velha, nesta terça-feira (15), foi encontrado com marcas de tiros e cápsulas. Crédito: Divulgação | Guarda Municipal
Segundo apuração da repórter Priciele Venturini, da TV Gazeta, Ulisses Guimarães e Vinte e Três de Maio são áreas de atuação do Terceiro Comando Puro (TCP) enquanto nos outros bairros da Região Cinco estão presentes traficantes do Primeiro Comando de Vitória (PCV).
O major reforçou que o policiamento está em pontos estratégicos e pediu ajuda da população com denúncias. "Não conseguimos estar a todo momento em todos os lugares, mas estamos mapeando os locais mais críticos para atuar. Se algum morador perceber que há algo que fugiu à normalidade, pessoas circulando pela região que não são dali ou fazendo algum tipo de pressão, mandando fechar comércio, nos ajudem através do 181 ou 190", destacou. 

Histórico de ataques

  • SEGUNDA-FEIRA (14)

  • Um homem de 45 anos foi baleado com dois tiros na perna e no braço. Ele contou para a Polícia Militar que saiu da Barra do Jucu e foi até Ulisses Guimarães para comprar drogas e, por volta das 4h30, suspeitos chegaram de carro, desceram do veículo e atiraram em direção a uma praça. 

  • Durante a noite, Ivanilson Xavier, de 25 anos, foi morto quando saía de casa em Ulisses Guimarães. Testemunhas disseram que ocupantes de um veículo passaram atirando.

  • DOMINGO (13)

  • Por volta das 23h, um jovem de 23 anos disse para a polícia que estava tomando sorvete em Ulisses Guimarães quando ocupantes de um veículo passaram atirando. A vítima foi atingida no peito e socorrida para um hospital de Vitória.

  • SEXTA-FEIRA (11)

  • Cinco pessoas foram baleadas durante um tiroteio por volta das 18 horas, em Ulisses Guimarães. Entre as vítimas estava uma criança de 9 anos e a mãe dela. A rua estava movimentada, por ser horário de retorno do trabalho e escola. Testemunhas contaram que os disparos partiram de dentro de um carro. O veículo acabou sendo encontrado no bairro São Conrado, também em Vila Velha.

  • QUINTA-FEIRA (10)

  • Durante a manhã, quatro pessoas foram vítimas de ataques na Região Cinco: dois jovens foram mortos e duas pessoas foram baleadas em Barramares e São Conrado. Os bairros ficam a uma distância de cerca de dois quilômetros um do outro.

  • Em Barramares, o ataque aconteceu pouco depois das 7h. Testemunhas contaram para a Polícia Militar que ocupantes de um carro passaram na Rua Nossa Senha da Penha atirando — a cerca de 50 metros de uma creche. Três pessoas foram atingidas: um rapaz de 18 anos, um homem de 33 anos e um padeiro de 22 anos, identificado como Gaetano de Jesus Barbosa, que não resistiu aos ferimentos.

  • Perto de Barramares, ainda na Região Cinco, outro ataque: o segurança Renato Conceição de Assis Junior, de 20 anos, estava andando na rua quando criminosos chegaram de carro atirando. A vítima chegou a implorar para não ser assassinada, dizendo que era trabalhadora, mas os suspeitos dispararam.

  • Durante a noite, mais de 130 agentes de diversas forças de Segurança percorreram bairros nas regiões da Grande Santa Rita, Grande São Torquato e Grande Terra Vermelha, em uma operação chamada "Estado Presente". Na ocasião, três metralhadoras caseiras foram atingidas.

Reforço no patrulhamento

Nesta terça-feira (15), a Guarda Municipal de Vila Velha afirmou que reforçou o patrulhamento na região. "Os agentes estão presentes nas unidades de saúde, que atendem a região, auxiliando na entrada e na saída dos funcionários, garantindo que os atendimentos permaneçam sem alterações". 
Já a Polícia Civil informou que os crimes seguem sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha. Não há suspeitos presos.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Elon Musk o primeiro trilionário da história? SpaceX é avaliada em mais de R$ 9 trilhões antes de estrear na bolsa
Professor Dr. Gustavo Forde, Pró-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES
TJES mantém condenação de acusados de injúria racial contra professor da Ufes
Fachada da sede do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES)
TJES mantém prisão de ex-subsecretário investigado por fraude em contrato

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados