> >
Quem é Toto, traficante do ES preso em casa de luxo em Goiás

Quem é Toto, traficante do ES preso em casa de luxo em Goiás

Lucas Pinheiro Marchesi falsificou um registro civil, fornecia armas e drogas para organizações criminosas capixabas e era "muito difícil de ser encontrado", segundo delegado

Publicado em 20 de abril de 2022 às 16:15

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Lucas Pinheiro Marchesi tem 33 anos e foi preso na última segunda-feira (18) em Goiás
Lucas Pinheiro Marchesi tem 33 anos e foi preso na última segunda-feira (18) em Goiás. (Divulgação Polícia Civil do ES | Montagem A Gazeta)

Preso na última segunda-feira (18) em Goiás, Lucas Pinheiro Marchesi — vulgo Toto — é apontado como um dos responsáveis por fornecer armas e drogas para organizações criminosas do Espírito Santo, entre elas o Primeiro Comando de Vitória (PCV) e o Terceiro Comando Puro, que atuam na Capital.

À frente do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Romualdo Gianordoli explicou que o suspeito era "diferenciado" e não tinha contato com pequenos traficantes, o que dificultava as investigações, visto que estes são detidos mais frequentemente.

Aspas de citação

Ele era muito difícil de ser encontrado, porque não andava com drogas e armas. Ele era o homem do dinheiro

Romualdo Gianordoli
Delegado titular do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Aspas de citação

De acordo com a Polícia Civil, o criminoso já era um dos alvos da Operação Sicário — que teve a primeira fase deflagrada no final do ano passado e prendeu mais de 20 suspeitos. Depois, na segunda etapa, ele novamente apareceu na posição de quem fazia o aporte financeiro e fornecia drogas e armas.

"Ele não trabalhava com exclusividade, porque tinha toda a logística para comprar as drogas direto dos produtores, principalmente de Rondônia. Muito provavelmente, ele fornecia os entorpecentes e armamentos para a maior parte das organizações criminosas do Espírito Santo", afirmou Romualdo.

"NASCIMENTO FORJADO"

Ainda segundo o delegado, o criminoso se mudou para Goiânia (GO) quando ficou sabendo do mandado de prisão expedido contra ele. Para viver na cidade, Lucas Pinheiro Marchesi passou a adotar um registro civil falso. Ou seja, ele forjou o nascimento de outra pessoa, pela qual ele se passava.

"As falsificações usuais pegam uma identidade de uma pessoa que já existe. Neste caso, é como se ele tivesse nascido de novo. Ele tem uma identidade com o nome de Lucas Menezes dos Santos, que não existe. Para ter tirado a identidade (RG), ele precisava ter uma certidão de nascimento", explicou.

VIDA DE LUXO EM GOIÂNIA

Embora estivesse vivendo na capital de Goiás como modo de dificultar as investigações e evitar a prisão, o traficante tinha uma vida de luxo. Na segunda-feira (18), ele foi preso pela Polícia Federal (PF-GO) na residência onde morava, em um condomínio de classe-alta da cidade.

Aspas de citação

Era uma casa muito boa, com piscina, em um bairro bom de Goiânia. No imóvel, em si, não foi encontrado nada de ilícito

Bruno Zane
Chefe da Força Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo
Aspas de citação

Levantamentos também revelaram que o suspeito tinha outra casa e abriu uma empresa no município — tudo usando o registro civil falso. "Por esses fatores dá para ter ideia do capital que esse indivíduo tem. Com certeza, ele estava movimentando dinheiro ilícito", comentou o delegado Romualdo.

PRISÃO E TRÊS CRIMES

Após cerca de 20 dias de rastreamento feito pela Força-Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo, os policiais federais de Goiás conseguiram fazer a prisão preventiva de Lucas Pinheiro Marchesi, que segue sendo alvo de investigações que continuarão na Polícia Civil.

Atualmente, ele é investigado por pertencimento à organização criminosa armada e tráfico de drogas. Além da prisão em flagrante por portar documentos falsos. "Isso serve para mostrar que os alvos das operações Sicário que estão foragidos não estão esquecidos", garantiu o titular do DHPP.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais