Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Capixaba
  • Polícia
  • Suspeito de ser o maior contrabandista de 'canetas emagrecedoras' do ES é preso em operação
"Efeito colateral"

Suspeito de ser o maior contrabandista de 'canetas emagrecedoras' do ES é preso em operação

Investigação aponta que grupo vendia medicamentos ilegais pelas redes sociais e realizava aplicações até em postos de saúde

Publicado em 28 de Maio de 2026 às 08:54

Jaciele Simoura

Publicado em 

28 mai 2026 às 08:54

Um homem de 36 anos, apontado pela Polícia Civil como um dos maiores contrabandistas de “canetas emagrecedoras” do Espírito Santo, foi preso durante a Operação “Efeito Colateral”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (28), nos municípios da Serra e de Vila Velha. O suspeito não teve o nome revelado.


A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), com apoio da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas duas cidades.


Em entrevista à TV Gazeta, o superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Rafael Correa, explicou que as investigações começaram há cerca de seis meses e identificaram um esquema de contrabando, distribuição e venda ilegal de medicamentos usados no tratamento de diabetes e obesidade, popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”.

O nosso objetivo era fazer o levantamento das pessoas envolvidas no contrabando de medicamentos, alguns cuja a substância é permitida no Brasil, e outros medicamentos cuja as substâncias sequer são permitidas

Rafael Correa Delegado

De acordo com a polícia, os produtos eram importados ilegalmente e vendidos pelas redes sociais por pessoas sem autorização ou formação na área da saúde. Ainda segundo Rafael Correa, não há garantia sobre as condições de armazenamento, transporte e manuseio dos medicamentos, o que pode representar riscos à saúde dos consumidores.


“Quando um consumidor faz aquisição de um medicamento fora das redes oficiais, ele está colocando sua vida em risco”, alertou.

A investigação também aponta que a organização criminosa possuía funções definidas entre os integrantes. Algumas pessoas seriam responsáveis por aplicar os medicamentos nos clientes, inclusive dentro de postos de saúde e residências.


“Tivemos uma grande apreensão desses medicamentos, inclusive na casa de servidores públicos que não deveriam estar com esses produtos”, disse o delegado.


Ao todo, seis pessoas foram conduzidas à delegacia, entre elas servidores públicos, como enfermeiros e técnicos de enfermagem. Segundo a Polícia Civil, a suspeita é de que esses profissionais não apenas integravam a rede criminosa, mas também utilizavam os postos de saúde onde atuavam para aplicar as substâncias nos consumidores.


Na casa de um dos servidores, foram apreendidos dois carimbos de médicos que não são alvos da ação e atestados ainda não preenchidos. Agora, a polícia deve investigar como esse material foi parar na casa do profissional. 


O principal alvo da operação, apontado como chefe da organização criminosa, foi preso na Serra. Com ele, os policiais apreenderam uma arma de fogo, cuja legalidade ainda está sendo apurada.


A operação foi conduzida pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em ação integrada com a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Cerca de 50 policiais participaram da operação, distribuídos em 15 viaturas.

Veja Também 

Canal da Costa será tampado e ganhará parque linear até outubro de 2026

Trecho da Rua Castelo Branco será interditado na Praia da Costa

Ricardo Ferrraço, governador do ES, durante sabatina de A Gazeta e CBN Vitória. (Da ESq.p/dir.) Os jornalistas Leonel Ximenes, Abdo Filho, Fernanda Queiroz, Ricardo Ferraço, Leticia Gonçalves, Vilmara Fernandes, e Vitor Vogas.

O Muro de Ferro e Aço: a neutralidade de Ricardo na eleição para presidente

Cidades da Grande Vitória lideram em número de denúncias por irregularidades em campanhas eleitorais

ES tem 226 denúncias de irregularidades em campanha eleitoral; veja registro por cidade

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Presídio
ES tem quase 4 mil integrantes de facções criminosas nos presídios
Ônibus da Linhatur, empresa que tem sede em Belo Horizonte (MG)
Mais uma linha de ônibus entre Minas Gerais e ES será encerrada
Parabéns Iate Clube
O Iate e eu: 80 anos de navegação

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados