> >
Polícia prende homem apontado como chefe do tráfico de bairro da Serra

Polícia prende homem apontado como chefe do tráfico de bairro da Serra

Emerson de Souza Silva, de 26 anos, foi preso na noite desta quinta-feira (25) em uma emboscada da DHPP da Serra. Além de responder por dois crimes no ano passado, Kinha – como é conhecido – gostava de ostentar armas pesadas

Publicado em 26 de março de 2021 às 13:09- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Serra
Emeron de Souza Silva foi preso em uma abordagem policial e ostentava uma pistola Glock 9mm, com 3 carregadores e ainda 35 munições intactas. (Divulgação/Polícia Civil)

Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra prendeu um dos criminosos mais procurados da cidade na noite desta quinta-feira (25). Trata-se de Emerson de Souza Silva, de 26 anos, mais conhecido como Kinha. Ele é apontado pela polícia como uma das lideranças do tráfico de drogas do Bloco C, no bairro Planalto Serrano, onde recentemente criminosos intimidaram jornalistas que trabalhavam no local na cobertura de um toque de recolher do tráfico.

Polícia prende homem apontado como chefe do tráfico de bairro da Serra

De acordo com a Polícia Civil, após receber a informação de que Emerson estava voltando de Vitória para a Serra, uma viatura começou a seguir o carro do criminoso enquanto outra o aguardava na altura do Hospital Vitória Apart. No momento em que ele parou em um semáforo, os policiais cercaram o veículo, como detalhado pelo delegado Rodrigo Sandi Mori que chefiou a ação. O traficante e homicida era um dos nomes mais procurados pela polícia e contra ele havia dois mandados de prisão em aberto por homicídios cometidos no município no ano passado.

"Ele estava no próprio carro, um (Chevrolet) Onix preto. Quando ele parou no sinal, nós descemos e demos ordem de parada, ele desobedeceu e acelerou na tentativa de se evadir. Neste momento, foram efetuados disparos para evitar a fuga. Conseguimos evitar que fugisse e ele se entregou. Na cintura dele havia uma pistola Glock calibre 9 mm, com seletor de rajadas, três carregadores sendo um alongado, e 35 munições intactas", explicou Sandi Mori.

OSTENTAÇÃO E PODER DE FOGO

Segundo o chefe da DHPP da Serra, Emerson gostava de ostentar armas e mostrar poder de fogo para traficantes rivais. Em um vídeo divulgado pela polícia, Kinha aparece testando um sistema que aumenta a potência dos disparos da pistola do modelo encontrado com o traficante. De acordo com o delegado, a arma é acoplada ao "Kit Roni" e, com isso, os disparos são potencializados, similares aos de uma metralhadora.

2,5 MIL REAIS
É O PREÇO MÉDIO DO "KIT RONI" NO MERCADO EM LOJAS DO RAMO, SEGUNDO A POLÍCIA

Além de liderar o tráfico no Bloco C, a polícia afirma que Emerson teve participação direta em dois crimes recentes na Serra, além de já ser réu em outros processos. O primeiro deles ocorreu no dia 20 de janeiro de 2020, no bairro Jardim Tropical. Neste crime, o homem preso e mais seis comparsas foram até o bairro – vestidos com camisas da Polícia Civil e usando capuz – e entraram na residência da vítima como se fossem cumprir um mandado de busca e apreensão. A mulher da vítima abriu a porta.

Emerson colocou ela e o filho no chão, e a vítima, o Romário Constantino Siqueira, de 32 anos, que era o chefe do tráfico do local conhecido como Área Verde, percebeu que não eram policiais e tentou fugir, mas dois comparsas já o aguardavam pelos fundos e o assassinaram com muitos tiros. Já o segundo crime foi registrado no dia 11 de setembro, sendo que a vítima, Demerson dos Santos Loiola, de 26 anos, era parceiro de crimes de Emerson desde 2011. Eles atuaram juntos, inclusive, no homicídio do Romário em janeiro.

Segundo o delegado, o próprio Emerson alimentou a ideia com outros criminosos de que Demerson queria tomar o controle do tráfico no Bloco C. Um dos olheiros que era de confiança da vítima ficou monitorando e informou quando a vítima foi dormir. Avisados, dois indivíduos fechados com Kinha pularam o muro da casa onde Demerson dormia no sofá e efetuaram três disparos: um no pescoço e dois na cabeça. A grande parte dos indivíduos envolvidos nestes dois crimes já está presa", disse Sandi Mori.

Com a prisão do traficante, a DHPP da Serra acredita que enfraquecerá o tráfico de drogas no bairro Planalto Serrano, que vive uma disputa intensa pelo controle da venda de entorpecentes nos três blocos que formam a região.

"Hoje posso dizer que o município da Serra é todo mapeado, quem são as gangues e atualmente o foco da DHPP da Serra é o bairro Planalto Serrano. Vamos prender um por um", avisou o delegado em coletiva realiza na manhã desta sexta-feira (26).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais