> >
Morte de empresário na Praia da Costa foi crime premeditado, diz polícia

Morte de empresário na Praia da Costa foi crime premeditado, diz polícia

Homicídio ocorreu na última segunda-feira (9), quando Wallace Lovato, de 42 anos, estava saindo do prédio onde fica sua empresa

Publicado em 11 de junho de 2025 às 11:28

Carro usado por assassino de empresário em Vila Velha
Carro usado por assassino de empresário em Vila Velha Crédito: Imagens de segurança

Investigações preliminares da Polícia Civil apontam que o assassinato do empresário Wallace Lovato, de 42 anos, foi crime premeditado. O homicídio ocorreu na última segunda-feira (9), quando a vítima estava saindo do prédio onde fica sua empresa, na Praia da Costa, em Vila Velha.

A corporação informou, em nota, na manhã desta quarta-feira (11), que o caso está em investigação pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha e que as equipes estão em diligências para esclarecer o crime, com apoio de ferramentas de inteligência e análise de imagens, "visando identificar a autoria e a motivação do crime”, disse a Polícia Civil.

Carro usado no crime é encontrado

O carro foi encontrado próximo à alça da terceira ponte na tarde desta terça-feira (10)

Na tarde de terça-feira (10), o carro usado pelo assassino do empresário, um Fiat Pulse, foi encontrado nas proximidades da alça da Terceira Ponte, em Vila Velha. O local fica a menos de 2 km de onde ocorreu o crime.

"Ele (Fiat Pulse) está sendo trabalhado e verificado para puxar uma linha dos executores, para depois investigar se teve mandantes. O carro foi todo periciado pela polícia científica e vai ser periciado pelo furto de veículos. Com certeza foi ele sim. Ele vai ser todo trabalhado porque ele estava com placa clonado", explicou José Darcy Arruda, delegado-geral da Polícia Civil.

Carro usado em crime contra empresário em Vila Velha foi encontrado perto da Terceira Ponte
Carro usado em crime contra empresário em Vila Velha foi encontrado perto da Terceira Ponte Crédito: Leitor A Gazeta

Após ser periciado, o automóvel foi guinchado e levado para outro local. O José Darcy Arruda explicou que os peritos da Delegacia de Furtos e Roubos vão analisar o motor e o chassi para verificar se houve adulterações que possam indicar tentativa de ocultação da origem do veículo. Ele também afirmou que a placa do carro era clonada. 

Paralelamente a essa investigação, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha atua em conjunto com a central de videomonitoramento integrada dos municípios na análise de dezenas de imagens captadas por câmeras espalhadas pela Grande Vitória.

A identificação do carro e a localização foram possibilitados pelo sistema de cerco inteligente, que utiliza tecnologia para monitorar a movimentação de veículos em tempo real. Durante à tarde, a Polícia Científica também colheu vestígios no interior e na parte externa do automóvel, que agora passam por análise para identificar possíveis materiais genéticos e impressões digitais.

Vídeo mostra carro usado por assassino de empresário

Imagens de segurança mostram o carro usado por atirador do empresário em Vila Velha, na tarde de segunda-feira

Imagens de segurança obtidas pela reportagem da TV Gazeta mostram o carro usado pelo assassino do empresário Wallace Borges Lovato, um Fiat Pulse, próximo ao veículo da vítima - uma BMW. 

As imagens mostram que, por volta das 14h40 o veículo do atirador estaciona na Rua Professor Telmo de Souza Torres, que fica na lateral da Avenida Champagnat, onde é sediada a empresa de Wallace. O criminoso esperou por duas horas, até que, às 16h44, o Fiat Pulse aparece saindo do local, após o atirador ter disparado contra o empresário.

Testemunhas contaram à reportagem de A Gazeta que o empresário estava a caminho da BMW falando ao telefone, quando o carro do criminoso parou ao lado dele e o ocupante disparou. Wallace levou um tiro na cabeça.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais