> >
Carros que estavam em pátios da polícia do ES vão para reciclagem

Carros que estavam em pátios da polícia do ES vão para reciclagem

Também está em fase de planejamento a execução de um leilão de veículos apreendidos conservados; ação de prensagem começou no início de agosto

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 15:31

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Mais de mil veículos sucatas estavam em pátios do ES
Mais de mil veículos sucateados que estavam em pátios da polícia irão para reciclagem. (Divulgação | Polícia Civil )

A Polícia Civil, em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), encaminhou para reciclagem 569 carros e 1.415 motocicletas, que estavam depositados em pátios por todo o Estado e foram concentrados na Central de Leilões do Detran|ES, antigo Pátio Central, em Campinho da Serra I, no município da Serra. A ação de prensagem começou no início de agosto.

Segundo o coordenador da Força-Tarefa de Gestão de Veículos Destinados à Alienação (FTGVDA), delegado Érico de Almeida Mangaravite, a maioria destes veículos encontra-se em precário estado de conservação.

“São motocicletas e carros que foram apreendidos por conta de investigações policiais. Muitos deles não possuem qualquer condição de retornar à circulação, seja porque faltam itens de segurança básicos, seja porque o valor dos débitos com o Estado anteriores à apreensão impossibilita a sua regularização. Há ainda casos em que os veículos aparentemente estão bem conservados e poderiam ser utilizados por algum órgão público; porém, os custos de manutenção tornam essa alternativa inviável”, disse.

Mais de mil veículos sucatas estavam em pátios do ES
Motos e carros empilhados para a reciclagem. (Divulgação | Polícia Civil )

Ainda de acordo com a Polícia Civil, existem também veículos que foram adulterados por criminosos. No entanto, mesmo após serem periciados, não foi possível obter a identificação original deles, o que impede a regularização perante o órgão de trânsito.

“Cabe destacar que a manutenção desses veículos em depósitos gera diversos custos para o Estado. Além disso, há o risco de incêndios, de vazamentos de líquidos inflamáveis ou danosos ao meio ambiente, da proliferação de mosquitos, roedores e outras pragas, bem como da ação de vândalos ou criminosos. Assim, a reciclagem permite a desocupação dessas vagas e a otimização do uso dos recursos”, explicou o delegado. 

A corporação informou ainda que novos procedimentos de reciclagem devem ser realizados no futuro. Também está em fase de planejamento a execução de um leilão de veículos apreendidos conservados – ou seja, que após autorização judicial são passíveis de arrematação para posterior regularização e retorno à circulação.

Mais de mil veículos sucatas estavam em pátios do ES
Sucatas em Campinho da Serra I, na Serra. (Divulgação | Polícia Civil )

“O Detran|ES realiza diversas parcerias com a Polícia Civil no sentido de promover a segurança no trânsito, combatendo crimes e retirando de circulação veículos apreendidos por investigações e que não têm condições de retornar às ruas. A partir desse trabalho, realizamos também leilões de sucata inservíveis, que contribuem, inclusive, para a sustentabilidade ambiental, já que é possível reaproveitar materiais como ferro, alumínio, cobre, plástico, o que é bom para reduzir a quantidade de lixo e diminui a necessidade de extração da natureza”, afirmou o diretor geral do órgão, Givaldo Vieira.

Reciclagem

O processo de reciclagem ocorre da seguinte maneira: os veículos apreendidos que não podem ser restituídos aos verdadeiros donos, seja por conta de questões criminais, seja por impossibilidade de regularização do bem perante o órgão de trânsito, são considerados aptos à reciclagem.

Mais de mil veículos sucatas estavam em pátios do ES
Mais de mil veículos sucatas estavam em pátios do ES. (Divulgação | Polícia Civil )

Inicialmente, os veículos passam por um processo de descontaminação, quando são retirados fluidos e combustíveis, bem como acessórios com risco potencial, como cilindros de gás veicular. Uma vez livres de contaminantes, são compactados por uma prensa. O material compactado é arrematado via leilão e segue para uma siderúrgica, onde é triturado, separado e reciclado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais