> >
Carro encontrado foi usado por executores de empresário em Vila Velha, diz chefe da PCES

Carro encontrado foi usado por executores de empresário em Vila Velha, diz chefe da PCES

O delegado-geral da Polícia Civil no ES, José Darcy Arruda, confirmou que o Fiat Pulse localizado na tarde desta terça (10) em uma rua paralela à alça da 3ª Ponte foi utilizado na fuga após a execução de Wallace Lovato

Bruno Nézio

Reporter / [email protected]

Mikaella Mozer

Repórter / [email protected]

Publicado em 10 de junho de 2025 às 22:13

O carro foi encontrado próximo à alça da terceira ponte na tarde desta terça-feira (10)

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Santos Arruda, confirmou à reportagem de A Gazeta que o Fiat Pulse encontrado na tarde desta terça-feira (10), nas proximidades da alça da Terceira Ponte, em Vila Velha, é o veículo utilizado pelo criminoso envolvido no assassinato do um empresário Wallace Lovato, na Praia da Costa, na tarde dessa segunda (9). O local fica a menos de 2 km de onde o crime ocorreu.

"Ele (Fiat Pulse) está sendo trabalhado e verificado para puxar uma linha dos executores, para depois investigar se teve mandantes. O carro foi todo periciado pela polícia científica e vai ser periciado pelo furto de veículos. Com certeza foi ele sim. Ele vai ser todo trabalhado porque ele estava com placa clonado", salientou Arruda.

Agora, segundo Arruda, os peritos da Delegacia de Furtos e Roubos vão analisar o motor e o chassi do para verificar se houve adulterações que possam indicar tentativa de ocultação da origem do veículo. Paralelamente, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha atua em conjunto com a Central de Videomonitoramento Integrada dos municípios na análise de dezenas de imagens captadas por câmeras espalhadas pela Grande Vitória.

Após ser periciado no local, o automóvel foi guinchado e levado para outro local.

A identificação do carro e a localização foram possibilitados pelo sistema de cerco inteligente, que utiliza tecnologia para monitorar a movimentação de veículos em tempo real. Durante à tarde, a Polícia Científica também colheu vestígios no interior e na parte externa do automóvel, que agora passam por análise para identificar possíveis materiais genéticos e impressões digitais.

Carro usado em crime contra empresário em Vila Velha foi encontrado perto da Terceira Ponte
Carro usado em crime contra empresário em Vila Velha foi encontrado perto da Terceira Ponte Crédito: Leitor/A Gazeta

Quem é o empresário?

Wallace Borges Lovato
Wallace Borges Lovato foi executado com um tiro na cabeça, em Vila Velha Crédito: Acervo Pessoal

O empresário Wallace Lovato, de 42 anos, assassinado a tiro na Praia da Costa, em Vila Velha, era CEO e fundador da empresa de tecnologia e inovação Globalsys, sediada na mesma região do crime. Ele se tornou uma figura conhecida no setor de tecnologia e era reconhecido por sua atuação à frente da empresa.

Segundo informações do Linkedin, Wallace Lovato possuía formação em Sistemas de Informação pela Univila, com pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, e MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sua carreira teve início como analista de sistemas na Xerox do Brasil. Posteriormente, atuou como DBA sênior em consultorias, ministrando treinamentos para empresas como Petrobras, JP Morgan e Grupo Submarino. Em 2009, foi listado entre os três melhores instrutores Oracle da América Latina.

Lovato era detentor da certificação Oracle Certified Master, sendo o segundo profissional na América Latina a obter esse reconhecimento.

Fundador da Globalsys

Ainda conforme informações do Linkedin, fundada em 2010, a Globalsys nasceu da proposta de Lovato de desenvolver tecnologia avançada no mercado capixaba e nacional.

Sob a liderança do empresário, a empresa tem presença marcante em eventos nacionais sobre inovação e transformação digital.

Atuação empreendedora

Wallace Borges Lovato por Acervo Pessoal

Além da Globalsys, Wallace Lovato fundou outras empresas, como a Box 027, uma rede de mercados autônomos baseada no conceito de honest marketing, e a startup Sistema Atento, focada em gestão de fadiga e riscos operacionais para grandes clientes.

Lovato era frequentemente convidado a participar de podcasts, eventos e mídias especializadas, onde abordava temas como transformação digital, inteligência de mercado e o impacto da tecnologia no setor empresarial brasileiro.

Reconhecimento

O empresário também era reconhecido por sua visão estratégica, foco em inovação e compromisso com a excelência em serviços de TI.

Crime

Imagens de segurança mostram o carro usado por atirador do empresário em Vila Velha, na tarde de segunda-feira

Wallace Borges Lovato, 42 anos, saía do prédio onde fica a empresa dele e seguia em direção a um estacionamento em via pública, onde estava o carro dele - uma BMW, quando foi surpreendido por um homem. O repórter Álvaro Guaresqui, da TV Gazeta, foi ao local do crime e apurou com testemunhas que o atirador já estava em frente ao prédio e, ao ver o empresário, se aproximou com a arma na mão.

Outra pessoa ouvida pela reportagem narrou que o atirador estava na rua desde as 14h. Ao ver Wallace se aproximar do próprio veículo, o executor entrou em um carro e atirou contra o dono da Globalsys.

A vítima chegou a ser levada a um hospital, mas acabou morrendo. A motivação do crime ainda é desconhecida.

Em nota na noite de segunda-feira, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha. Até aquele momento, nenhum suspeito foi detido e detalhes da investigação não serão divulgados, no momento. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais