> >
Após prender jovem, policial toca guitarra a pedido do irmão do detido no ES

Após prender jovem, policial toca guitarra a pedido do irmão do detido no ES

Força tática foi à casa do suspeito para atender uma ocorrência de tráfico de drogas e fez a prisão. Em seguida, um deles tocou guitarra para irmão do detido

Publicado em 14 de março de 2021 às 11:32- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Policial toca guitarra de irmão de suspeito detido por tráfico de drogas
Policial toca guitarra de irmão de suspeito detido por tráfico de drogas. (Reprodução/Video)

A prisão de um suspeito de tráfico de drogas no município de Baixo Guandu, no Espírito Santo, acabou de uma forma inusitada. Sabendo que o irmão do jovem detido é fã de rock e tinha uma guitarra guardada em casa, um dos policiais aceitou tocar um pouco do que sabe e impressionou o rapaz.  O caso aconteceu na última quinta-feira (11).

O soldado Alander Oliveira Melo é policial há sete anos e atua na Força Tática do município. Ele relata que foi ao local com outros policiais para atender uma ocorrência de tráfico de drogas e um jovem de 21 anos foi preso. Na casa foram encontradas buchas de maconha, pedras de crack e um revólver calibre 32. O suspeito foi levado para a delegacia de Colatina.

Com o suspeito já sob o domínio de outra equipe policial, Alander e um colega ficaram na residência conversando com a família. Ele relatou, por telefone, que já os conhecia por se tratar de uma cidade pequena e sabia que o jovem preso ameaçava e intimidava todos os familiares. "Intimidava todos da casa, inclusive esse irmão dele, que tem cerca de 22 anos", contou. 

Sabendo que o irmão mais velho do detido era fã de rock, concordou em tocar a guitarra que estava guardada no quarto. O instrumento foi um presente dado ao jovem pela mãe. "Trocamos uma ideia, eu falei que também tocava e ele pediu pra gravar", relata.

A intenção era criar uma interação com a família, um vínculo de confiança. De acordo com o militar, criar esse laço se tornou essencial para o sucesso da atividade policial nas ruas. "Esse lado intimidador é polícia velha, ficou pra trás a truculência, tem que pegar a confiança da comunidade para ajudar a gente. Ninguém está dando mole mais nas ruas, tem que ter a confiança da comunidade que vai sentir que pode fazer a denúncia porque são gente como a gente", afirma.

Na vida do soldado, a música é só um hobby, mas na ocasião se tornou uma forma de captar a confiança da família. Ele aponta, ainda, que momentos como esse são importantes para desmistificar a imagem que muitas pessoas têm da corporação. "Às vezes as pessoas acham que nós da Força Tática já vamos para a violência, só sabemos bater, mas temos todo esse lado da integração na comunidade que é muito mais forte", pontua.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais