> >
Ufes vai suspender aulas por causa do coronavírus, diz diretor do DCE

Ufes vai suspender aulas por causa do coronavírus, diz diretor do DCE

Falta definir ainda se aulas serão suspensas a partir desta segunda ou a partir da manhã desta terça-feira (17)

Publicado em 16 de março de 2020 às 13:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Reitoria da Ufes. (Ricardo Medeiros)

ATUALIZAÇÃO: a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) comunicou na tarde desta segunda-feira (16) que decidiu por suspender as atividades presenciais a partir desta terça-feira (17) até o dia 29 de março. Todas as atividades presenciais de ensino da graduação e pós-graduação, de pesquisa e de extensão, assim como eventos coletivos com a possibilidade de prorrogação, estarão suspensas. As aulas da CRIARTE serão suspensas entre os dias 23 e 29 deste mês.

Ufes vai suspender aulas por causa do coronavírus, diz diretor do DCE

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu suspender as aulas em todos os campi. A medida leva em conta o avanço do novo coronavírus, que já tem quatro casos confirmados no Estado.  De acordo com o diretor de saúde do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Marcos Herkenhoff, a decisão foi repassada pela reitoria durante uma reunião na manhã desta segunda-feira (16). O diretor do DCE participou da reunião. Procurada, a Ufes ainda não confirmou a informação.

Falta definir ainda se aulas serão suspensas a partir desta segunda ou a partir da manhã desta terça-feira (17). A suspensão atende a uma reivindicação do próprio DCE, segundo Marcos, e deve durar até o dia 29 de março. "Nós do DCE e outros segmentos indicamos que a suspensão deveria ocorrer o quanto antes para preservar essa política de recolhimento, seguindo as orientações das entidades de saúde, e reduzir o risco de contágio", afirmou.

Desde sexta-feira (13), a Ufes instituiu um Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus (COE-Ufes), formado por especialistas de diversos setores, para tomar as decisões na universidade. No Instituto Federal do Espírito Santo, as aulas também foram suspensas.

De acordo com a Ufes, o comitê acompanha a evolução epidemiológica do Covid-19, discutindo propostas para atenuar a propagação do vírus na Ufes, além de colaborar com os órgãos oficiais da saúde para a prevenção da disseminação do vírus. O comitê, que conta com o apoio da direção do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), é coordenado pela representante da Universidade Promotora da Saúde (UPS) enfermeira Leila Massaroni e atuará pelo período inicial de 60 dias.

O Ministério da Saúde atualizou para 200 os casos de infectados por coronavírus no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, 1.917 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença. No Espírito Santo, são quatro casos confirmados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais