> >
Mulher com coronavírus em UTI no ES esteve em casamento da irmã de Pugliesi

Mulher com coronavírus em UTI no ES esteve em casamento da irmã de Pugliesi

Não há evidências de que a contaminação ocorreu na festa, mas evento tem chamado atenção pela quantidade de participantes que foram testando positivo para a doença dias após a cerimônia

Publicado em 19 de março de 2020 às 22:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher testou positivo e está internada em uma UTI. (Freepik)

A mulher que testou positivo para coronavírus e que está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Cias, na Unimed Vitória, esteve no casamento da irmã da influencer baiana Gabriela Pugliesi. A reportagem de A Gazeta conseguiu confirmar a informação com fontes da área médica e com pessoas próximas da paciente. O nome dela não será revelado. 

A informação de que ela está internada na UTI foi dada em primeira mão por A Gazeta na noite desta quinta-feira (19). A assessoria da Unimed Vitória detalhou que a paciente está devidamente isolada, conforme protocolo estabelecido entre o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, e do Ministério da Saúde. A assessoria reforçou ainda que não divulga nome, idade e estado de saúde sem a autorização da família. 

O CASAMENTO

O matrimônio aconteceu em um resort de luxo em Itacaré, no Sul da Bahia, no dia 7 de março, e reuniu cerca de 500 pessoas. Além de toda a pompa, o evento chamou atenção pelos casos confirmados de coronavírus, que foram surgindo dias após a festa. A cantora Preta Gil, que se apresentou no casamento, também testou positivo para o Covid-19.

Também está com a doença a atriz Fernanda Paes Leme, que esteve no casamento. Após a festa, outros três convidados foram atestados positivamente para o Covid-19.

CASOS NO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo já tem 13 casos confirmados do novo coronavírus até o momento. A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, no início da noite desta quinta-feira (19). De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), 488 notificações suspeitas são investigadas.

Mulher com coronavírus em UTI no ES esteve em casamento da irmã de Pugliesi

Segundo a Sesa, o município de Vila Velha lidera o número de casos confirmados: são sete. Além disso, outros 45 são investigados. Em Vitória, são cinco pacientes com diagnósticos confirmados. Linhares, no Norte do Estado, tem um registro.

COMO PREVENIR

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão; 
  • Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização; 
  • Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; 
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal; 
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; 
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal; 
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais