> >
Homenagem a Nossa Senhora da Penha teve início nos tempos de Frei Pedro Palácios

Homenagem a Nossa Senhora da Penha teve início nos tempos de Frei Pedro Palácios

Foi ele quem trouxe a tela pintada à óleo, representando a Virgem Maria com o Menino, intitulada Nossa Senhora das Alegrias

Publicado em 3 de abril de 2020 às 17:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Gruta do Frei Pedro Palácios, aos pés do Convento da Penha, em Vila Velha
Gruta do Frei Pedro Palácios, aos pés do Convento da Penha, em Vila Velha. (Acervo Rede Gazeta/Vitor Jubini)

A manifestação espontânea e cercada de fé deu início à tradicional Festa da Penha. Tudo começou no dia 30 de abril de 1570, quando, pela primeira vez, houve uma celebração no Espírito Santo em homenagem à Nossa Senhora da Penha. Era uma segunda-feira de Páscoa, ou seja, oitava de Páscoa. Dois dias depois, 2 de maio do mesmo ano, Frei Pedro Palácios faleceu na capelinha de São Francisco. O religioso foi encontrado morto, ajoelhado e encostado ao altar, o que rendeu homenagens de despedida.

Foi o franciscano, missionário e eremita, Pedro Palácios, que trouxe consigo uma tela pintada à óleo em 1558, representando a Virgem Maria com o Menino, intitulada Nossa Senhora das Alegrias. Já em 1573, três anos depois da primeira celebração do que hoje seria a Festa da Penha, um naufrágio quase vitimou vários padres que estavam em uma embarcação no Espírito Santo.

Os sobreviventes foram acolhidos pela população e como gratidão ao milagre recebido, os padres resolveram fazer uma homenagem à Nossa Senhora da Penha, além de terem ajudado na construção de uma nova igreja na capitania.

Este vídeo pode te interessar

Aspas de citação

Há 450 anos teve início em nossas terras a devoção à Nossa Senhora das Alegrias, também conhecida como Nossa Senhora da Penha. Hoje somos a maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das maiores do país. São séculos de fé e devoção do povo à Nossa Senhora, que vela por nós do alto da montanha. Tudo isso reforça ainda mais a importância da presença da Igreja e do seu papel na evangelização, e, em especial dos franciscanos, trazendo os valores da fé, da ética cristã e da cultura local.

Frei Paulo Pereira
Guardião do Convento da Penha
Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais