ASSINE

Supermercados instalam até barreiras nos caixas para reduzir contato

Além de distanciamento entre os clientes nas filas dos caixas, disposição de álcool em gel e controle de entrada de pessoas nos estabelecimentos, tem rede de supermercados que montou uma barreira transparente em caixas de suas unidades

Publicado em 26/03/2020 às 11h23
Atualizado em 26/03/2020 às 13h25
As barreiras transparentes foram instaladas em todos os estabelecimentos do Grupo Coutinho no ES
As barreiras transparentes foram instaladas em todos os estabelecimentos do Grupo Coutinho no ES. Crédito: Divulgação/Grupo Coutinho

Um serviço primordial neste momento de isolamento social e quarentena para conter a disseminação em massa do novo coronavírus é a manutenção do funcionamento dos supermercados. Em todo o Espírito Santo, assim como no país, os estabelecimentos estão adaptando o atendimento para garantir maior proteção aos clientes e consequentemente aos funcionários.

Entre as muitas medidas adotadas, estão o distanciamento entre os clientes nas filas dos caixas, disposição de álcool em gel a assepsia das mãos e até mesmo o controle de entrada de pessoas nos estabelecimentos.

As barreiras transparentes foram instaladas em todos os estabelecimentos do Grupo Coutinho no ES
A barreira foi instalada  para criar uma distância segura entre cliente e operador de caixa. Crédito: Divulgação/Grupo Coutinho

O Grupo Coutinho, por exemplo, instalou barreiras de proteção em cerca de 400 caixas das 29 lojas dos supermercados Extrabom, Extraplus e o Atacado Vem. Nos últimos dias, a empresa iniciou a instalação de uma estrutura em policarbonato. Trata-se de uma divisória transparente que reduz o contato entre funcionários e consumidores, sem qualquer prejuízo ao atendimento, diz a assessoria do grupo.

O Grupo OK Supermercados também está providenciando a instalação de placas transparentes em todos os caixas dos estabelecimentos. Desde a última quarta-feira (25), a unidade da Reta da Penha, em Vitória, abre uma hora mais cedo (às 7h) em horário destinado aos idosos.

Além disso, outra medida para elevar o nível de proteção está direcionada aos idosos. Em todas as unidades, a primeira hora de atendimento continua sendo preferencialmente para pessoas acima de 60 anos. Esta medida tem objetivo reduzir o número de pessoas circulando no interior da loja e tem sido adotada por outras redes supermercadista.

ACAPS

O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, explicou que a categoria está se precavendo e reforçando os protocolos de limpeza nos estabelecimentos e tranquilizou os consumidores.

"Cada rede tem feito suas próprias adaptações, visto a velocidade e variedade de decretos direcionados aos estabelecimentos, sejam eles municipais, estaduais e federais. Acredito que em poucos dias outros supermercados adotem essa medida para dar ainda mais proteção. Os comércios do Espírito Santo estão atento às recomendações e com a limpeza reforçada. Além disso, não corremos risco de desabastecimento. Apenas o álcool em gel está em falta porque a procura foi elevada, mas rapidamente será normalizado", explicou.

AEROPORTO

Data: 13/03/2020 - ES - Vitória - Passageiros usam máscaras de proteção contra coronavírus no aeroporto de Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
O fluxo de passageiros caiu no Aeroporto de Vitória visto a diminuição dos voos para a capital capixaba. Crédito: Ricardo Medeiros

Prática semelhante ocorreu no Aeroporto de Vitória. Nos guichês de atendimento das companhias aéreas que operam na Capital capixaba, foram instaladas barreiras em acrílico, mantendo uma distância entre o atendente e passageiro. Além disso, também há avisos sobre a importância do distanciamento entre pessoas, além de marcações nas filas também foram feitos nas áreas de embarque e desembarque.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.