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Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 15:37
Depois de ter a repactuação de contrato aprovada no Tribunal de Contas da União (TCU) em setembro do ano passado, o governo federal prepara para maio o leilão do novo contrato da BR 101 no Espírito Santo. No cronograma das concessões de rodovias previstas para 2025 apresentado nesta terça-feira (28) pelo ministro Renan Filho, a expectativa é que o edital saia ainda esta semana. >
Segundo o Ministério dos Transportes, no processo de otimização de contratos, após um processo consensuado entre diversos setores da administração pública e acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), as rodovias vão novamente a leilão, porém com editais diferenciados.>
Diferentemente das relicitações ou mesmo novas licitações, onde as obras tendem a começar após o terceiro ano de contrato, as concessões decorrentes de otimização permitem o início ou retomada de intervenções que se arrastaram por anos.>
"Mesmo tendo sido aferida a vantajosidade pelo TCU, nós vamos levar a leilão para que ninguém possa falar que as condições ficaram melhores para essa empresa do que se tivesse sido feito outro leilão", afirma Renan Filho. >
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No projeto da BR 101 no Espírito Santo, estão previstos investimentos de R$ 10,3 bilhões ao longo da nova vigência contratual. As obras incluem duplicações, novas faixas adicionais, passarelas para pedestres, contornos urbanos e melhorias no atendimento ao usuário.>
A proposta de readaptação do contrato dos 478,7 quilômetros da rodovia apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê investimentos de R$ 10,3 bilhões, sendo R$ 2,2 bilhões aplicados nos primeiros três anos, para duplicar 84 quilômetros. O trecho já duplicado ou em execução soma 117 quilômetros. No geral, está prevista a duplicação a partir da repactuação do contrato de 170,7 km, 15 km de contornos e outros 41,1 km de faixas adicionais. >
E, dentro do contrato, estão previstas penalidades mais rigorosas em caso de descumprimento do que está previsto no documento. O novo contrato prevê que as tarifas do pedágio só vão subir caso a Eco101 cumpra e entregue no mínimo 90% das obras de duplicação previstas no período.>
O aumento da tarifa está previsto para seis meses depois que a assinatura do novo contrato for feita, após passagem por leilão na B3. Dessa forma, os valores começariam a subir no final de 2025. O reajuste tarifário será de 28,53% em seis meses, 25% em 18 meses e 35% em 30 meses. Segundo os representantes da ANTT, o degrau tarifário vai ajudar a custear as obras previstas para o início da nova concessão. >
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