> >
Boleto para pagamento do IPVA 2024 já está disponível no ES

Boleto para pagamento do IPVA 2024 já está disponível no ES

Guia de pagamentos, que não é mais encaminhada para o endereço dos contribuintes, está disponível na internet; confira o calendário e como emitir boleto

Publicado em 2 de janeiro de 2024 às 11:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
ipva, pagamento, imposto, veículos, carro, detran
Não é preciso imprimir o boleto para que o pagamento do IPVA seja realizado. (Shutterstock)

Os boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 já estão disponíveis no Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), que explicou que a guia, que não é mais encaminhada para o endereço dos contribuintes, está disponível na internet.

A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) pode ser feita de duas formas:

“Para aqueles que optarem por pagar as taxas em cotas, é importante lembrar que, na mesma data de vencimento da 6ª cota, vencerá também a taxa do licenciamento anual, que deverá ser emitida e paga”, frisou o Detran-ES, em nota.

Não é preciso imprimir o boleto para que o pagamento seja realizado. Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência.

Confira o calendário de pagamentos do IPVA

A primeira parcela do IPVA 2024 vai vencer entre os dias 9 e 15 de abril, conforme calendário divulgado em dezembro, pelo governo do Estado.

Os motoristas que pagarem o IPVA de 2024 em cota única terão direito a um desconto de 15% no Espírito Santo. Já quem quiser parcelar poderá pagar o imposto em seis cotas.

As datas de pagamento são definidas a partir do número final da placa do veículo, enquanto o valor do tributo é calculado com base no preço do veículo na Tabela Fipe, em 31 de dezembro de 2023. Em território capixaba, a alíquota é de 1% para motos, ônibus e caminhões, e de 2% para carros de passeio e utilitários.

Quem estará isento de pagar o IPVA 2024?

Veículos do ano de fabricação 2008 serão isentos automaticamente do pagamento do imposto em 2024, por terem mais de 15 anos de fabricação.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais