> >
Vitória prorroga prazo para pagamento de IPTU e outros impostos

Vitória prorroga prazo para pagamento de IPTU e outros impostos

Portal voltou a funcionar na quarta (27), após ficar cinco dias fora do ar. Prazos para o pagamento de impostos e de taxas municipais, que haviam sido suspensos, foram prorrogados

Publicado em 29 de outubro de 2021 às 17:07

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

O site da Prefeitura de Vitória, que ficou cinco dias integralmente fora do ar e até esta sexta-feira (29) ainda não teve os serviços completamente retomados, anunciou a prorrogação das datas de recolhimento de impostos municipais, entre eles o IPTU, ITBI e ISSQN.

A prefeitura prorrogou para o dia 8 de novembro a data de recolhimento da oitava cota de IPTU — de parcelamento e compromisso de pagamento firmados junto à Secretaria Municipal de Fazenda, cujo vencimento era de 22 a 29 de outubro; de ITBI, com vencimento entre 22 e 29 de outubro; da segunda cota do ISSQN; e de demais cobranças de dívidas relativas a lançamentos tributários ou não, inscritos em dívida ativa ou não, com vencimento entre 22 e 29 de outubro.

Fachada da Prefeitura de Vitória: contrato da folha de pagamento com banco será de 5 anos
Fachada da Prefeitura de Vitória: contrato da folha de pagamento com banco será de 5 anos . (André Sobral/Divulgação)
Vitória prorroga prazo para pagamento de IPTU e outros impostos

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges) esclareceu, em nota, que ficam suspensos prazos e tramitação de processos administrativos, conforme Decreto Municipal nº 20.090, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 26. Entre eles, pregões eletrônicos e processos de credenciamento.

Ainda segundo a prefeitura, os serviços estão retornando gradativamente, seguindo os protocolos de segurança do ambiente e dos sistemas. A administração municipal acrescentou que a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) atua de forma permanente para a rápida solução de instabilidade apresentada pelo site neste momento. Segundo o órgão, já estão disponíveis para a população o agendamento de vacinas, a emissão de nota fiscal, certidões, protocolo virtual, Trabalha Vix, Alvará Mais Fácil, Portal de Compras e 156 Online.

Desde o dia 22 até o início da noite da última quarta (27), o cidadão que tentava acessar o portal recebia o aviso: “Não é possível acessar esse site”. Com a queda do site, a prefeitura chegou a suspender vários serviços.

Procurada pela reportagem de A Gazeta no dia em que o site saiu do ar, a prefeitura informou que a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) havia identificado um incidente de segurança na rede de dados e que o trabalho de análise tinha sido iniciado, mas sem prazo para normalização dos serviços. 

Em nota, a Prefeitura de Vitória não explicou se o sistema sofreu algum tipo de ataque para estar há tanto tempo fora do ar, mas reiterou que não houve vazamento de dados, seja de munícipes, servidores públicos ou empresas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais