> >
Sêxtuplos: após 6 meses, saiba como está a rotina da família em Colatina

Sêxtuplos: após 6 meses, saiba como está a rotina da família em Colatina

Família utiliza até um quadro de anotações para controlar horário das mamadeiras e dos remédios dos pequenos; bebês também têm hora certa para dormir

Publicado em 1 de abril de 2024 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Mariana Lopes
Repórter / [email protected]

Já são seis meses que Théo, Matteo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá - os sêxtuplos de Colatina - chegaram ao mundo. Os irmãos nasceram no dia 1º de outubro de 2023, em um parto que durou cerca de dez minutos e envolveu 32 profissionais. 

Desde o nascimento dos pequenos, a rotina dos pais Quezia Romualdo e Magdiel Costa não tem sido fácil. Por isso, eles contam com uma ajuda extra da irmã mais velha, Heloísa, e também das avós "corujas", Edna Romualdo e Adriana Costa. As duas avós revezam os turnos, ou seja, enquanto uma descansa, a outra está em Colatina dando todo o apoio necessário.

Aspas de citação

Moro em Vila Velha, mas estou aqui na medida do possível, revezando com a outra avó. Quando eu estou aqui, ela está em casa descansando

Edna Romualdo
Mãe de Quezia e avó dos bebês
Aspas de citação

Para o pai Magdiel, o mais difícil tem sido conciliar o trabalho como marceneiro e o dia a dia em casa. "No início eu confesso que ajudava mais, mas agora não tem jeito, tenho que trabalhar, então se torna corrido e mais cansativo, mas é muito gratificante", contou. 

Segundo o marceneiro, o momento mais turbulento é a organização na hora de sair de casa. "Às vezes começamos a arrumar os bebês umas duas horas antes do compromisso para conseguir dar conta de tudo [...] dar banho, arrumar as bolsas, não pode esquecer de nada", acrescentou. 

Sêxtuplos: após 6 meses, saiba como está a rotina da família em Colatina

Para ajudar na organização, a família colocou um quadro de anotações na parede do quarto dos bebês. Segundo a mãe, Quezia, ele serve para fazer o controle de todas as mamadas e remédios que os pequenos tomam diariamente. 

Sêxtuplos: após 6 meses, saiba como está a rotina da família em Colatina
Família utiliza quadro para fazer o controle do horário das mamadeiras e dos remédios dos bebês . (Roger Botelho)

Os pequenos ainda têm um horário exato para dormir. Para isso, os pais reduzem as luzes da casa e os volumes por volta das 19h. "Quando fazemos isso, eles já sabem que está na hora de dormir. Eles dormem a noite toda e só acordam por volta das 6h para mamar. Eles também fazem a "sonequinha" da tarde, o que ajuda a gente a descansar um pouco", disse a mãe. 

Saúde em dia

Lucca, Henry, Maytê e Eloá estão evoluindo muito bem, segundo os pais. Eles já fazem fisioterapia motora, se consultam com neurologista, pneumologista, cardiologista e vão ao pediatra todo mês. 

"Eles ainda fazem osteopatia, para poder acertar a cabecinha deles, que ficou um pouquinho achatada. Nas várias especialidades que vamos, graças a Deus, as respostas são sempre positivas. Agora é só acompanhar o crescimento deles e curtir todos os momentos", finalizou Magdiel. 

Os irmãos nasceram com menos de um quilo. Seis meses após o nascimento, Henry está pesando 5,292kg, Lucca 4,438kg, Eloá com 4,262kg, e Maytê, por sua vez, com 4,060kg.

undefined(Roger Botelho)

Os sêxtuplos

Théo, Matteo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá nasceram no dia 1º de outubro de 2023, em um parto considerado de alto risco, que durou cerca de dez minutos, e que envolveu uma equipe de 32 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, anestesistas e pediatras. 

Logo que nasceram, os bebês foram encaminhados à UTI Neonatal devido à prematuridade extrema. Poucos dias depois, o pequeno Matteo teve o quadro clínico agravado e não resistiu às complicações, falecendo no dia 6 de outubro

Ainda em outubro, Theo, Henry e Maytê precisaram ser transferidos para um hospital na Grande Vitória por causa de problemas na válvula do coração. Eloá e Lucca permaneceram estáveis em Colatina. Começava então o trajeto quase diário dos pais entre a "Princesinha do Norte" e a Capital. 

No dia 5 de dezembro, o pequeno Theo, que estava internado em um hospital da Grande Vitória, não resistiu e faleceu

Henry foi o primeiro dos irmãos a ter alta, no dia 5 de janeiro. Três dias depois, em 8 de janeiro, foi a vez de Lucca ir para casa. Eloá e Maytê receberam alta médica no dia 7 de fevereiro e, com isso, se juntaram aos irmãos. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais