> >
Secretário faz alerta após cidades vizinhas ao ES identificarem variante P1

Secretário faz alerta após cidades vizinhas ao ES identificarem variante P1

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, fez um alerta à população capixaba após o governo do Estado de Minas Gerais identificar a circulação da variante do coronavírus batizada como P1

Publicado em 9 de abril de 2021 às 12:44- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Representação do Sars Cov 2, vírus que provoca a Covid-19
Representação do vírus Sars-CoV-2. (Pixabay )
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, fez um alerta à população capixaba após o governo do Estado de Minas Gerais identificar a circulação da variante do coronavírus batizada como P.1. A mutação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das três mais importantes em circulação no mundo, ao lado do Reino Unido e África do Sul.

A identificação da P1 entre pacientes mineiros já havia sido informada pela secretaria no início de março. De acordo com o portal O Tempo, até a semana passada, a P1 já havia sido identificada nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Belo Horizonte, Patrocínio, Betim, Montes Claros e Nova Ponte. E a B.1.1.7, em Belo Horizonte, Betim, Caetanópolis, Barbacena, Uberlândia e Araxá.

Durante coletiva on-line realizada nesta sexta-feira (9), Nésio informou que conversou com o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, na quinta-feira (8). Na ocasião, o gestor da Saúde mineira falou da dificuldade de atender os pacientes infectados com a Covid-19 nos municípios que fazem divisa com o Espírito Santo em virtude da alta pressão assistencial. 

Aspas de citação

Preciso declarar para a comunidade capixaba que estudos e levantamentos feitos pelo governo do Estado de Minas Gerais apontam a circulação da variante P.1 como a variante predominante nos municípios mineiros vizinhos ao Espírito Santo

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde 
Aspas de citação

Nésio chama atenção para o fato de que os municípios capixabas apresentam a transmissão comunitária da variante inglesa. Na avaliação dele, "o Estado está sob a ameaça e o risco da circulação nacional de diversas variantes" por causa da ausência de um controle de fronteiras e divisas, além da falta da coordenação nacional em relação à circulação das pessoas.

"É possível que o Estado se torne vulnerável também à circulação de outras variantes que poderão competir com as variantes atuais na predominância de circulação em solo capixaba", destacou o secretário capixaba. 

A Sesa está orientando os municípios capixabas que, independente da variante cirulante, estabeleçam testagem massiva de todas as pessoas sintomáticas e daqueles que tiveram contato com elas. O objetivo da secretaria é promover o isolamento social de forma adequada e interromper a cadeia de transmissão do vírus.

"Precisamos entender que a variante brasileira, reconhecida no Amazonas, possui comportamento ainda mais crítico na população jovem adulta, inclusive em relação à variante inglesa. Precisamos de atenção redobrada da sociedade capixaba e todas as instituições que diante de qualquer sintoma é necessário procurar atendimento médico", finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais