> >
Romaria das Famílias será transmitida ao vivo em A Gazeta

Romaria das Famílias será transmitida ao vivo em A Gazeta

A imagem de Nossa Senhora da Penha percorrerá as ruas da Grande Vitória neste sábado (10), a partir das 20 horas, e o percurso poderá ser acompanhado pelo site, pelo Facebook e pelo YouTube de A Gazeta

Publicado em 6 de abril de 2021 às 14:01- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Romaria das Famílias marca a edição de 2020 da Festa da Penha virtual. A procissão foi transmitida ao vivo pelo G1/ES e pela Rádio Gazeta FM
Romaria das Famílias marca a edição de 2020 da Festa da Penha virtual. A procissão foi transmitida ao vivo pelo G1/ES e pela Rádio Gazeta FM. (Adessandro Reis)

Em meio à pandemia da Covid-19 e à necessidade de isolamento social, a imagem de Nossa Senhora descerá o Convento da Penha para percorrer as ruas e avenidas da Grande Vitória como uma forma de ir ao encontro de seus devotos, que neste momento não podem sair de suas casas. A Romaria das Famílias, que acontece neste sábado (10), a partir das 20 horas, pelo segundo ano consecutivo, é um dos momentos mais aguardados da Festa da Penha

O evento, assim como as missas do Oitavário, será transmitido ao vivo pelo site,  Facebook e YouTube de A Gazeta para que os romeiros possam acompanhar toda a jornada da padroeira do Espírito Santo em meio ao seu povo. A apresentação será feita pelos padres Renato Criste e Anderson Gomes.  

A Romaria será realizada a partir das 20 horas do sábado (10), no mesmo dia em que aconteceria a tradicional Romaria dos Homens, que ao longo dos anos, desde 1955, reuniu multidões de devotos. Padre Renato Criste, que faz parte da comissão organizadora da Festa da Penha, diz que a intenção é despertar na lembrança afetiva dos romeiros essa tradição dos capixabas.

Romaria das Famílias marca a edição de 2020 da Festa da Penha virtual. A procissão foi transmitida ao vivo pelo G1/ES e pela Rádio Gazeta FM
A imagem da padroeira percorrerá as ruas em um caminhão do Corpo de Bombeiros. (Adessandro Reis)

Por três horas, a imagem da padroeira percorrerá as ruas em um caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado de batedores. O trajeto a ser percorrido pela imagem não será divulgado previamente para que aglomerações não sejam geradas. Em cima do veículo,  os freis Pedro de Oliveira e Gustavo Medella rezando e animando a romaria com cânticos.

Segundo o padre Renato Criste, a saída da imagem do Convento para as ruas tem um significado ainda mais forte durante a pandemia. 

“Nesse momento todos nós precisamos nos sentir amparados e protegidos. Maria volta o seu doce olhar sobre o povo capixaba, não como quem assiste de longe, na condição de espectadora ou como quem vê de cima da multidão, mas com muita proximidade como quem olha nos nossos olhos e vem caminhar conosco. Acreditamos que este gesto de fé e amor trará um pouco de alívio e serenidade para o povo capixaba enfrentar seus dramas e esperar com alegria dias melhores. São olhares assim que precisamos despertar, de solidariedade e compaixão”, ressalta.

O padre Renato Criste vai celebrar a missa solene paroquial na próxima terça-feira, dia 8.
Para o padre Renato Criste, a Romaria das Famílias tem um significado ainda mais forte durante a pandemia. (Divulgação/Catedral de Vitória)

A editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, lembra que em 2020 a Romaria das Famílias foi marcada por momentos de emoção e de devoção. Esse ano, ela aposta que não será diferente.

“Pessoas enfeitaram as varandas da casa para ver a imagem da Santa passar. Muitos saíram nas calçadas e ajoelharam pedindo graças à Virgem da Penha. De casa, por meio do celular ou outro dispositivo, os capixabas poderão novamente ver a Santa percorrer as ruas da cidade. E com isso, seguimos cumprindo o propósito da Rede Gazeta de estar ao lado do capixaba em todos os momentos”, disse.

O evento será transmitido virtualmente, mas, como lembra padre Renato, mesmo aqueles que não puderem ver de perto a imagem de Nossa Senhora passando por suas casas poderão se preparar e interagir durante esse momento.

“Ao invés de irmos ao santuário da Penha ou para as ruas, todos somos convidados a fazer de nossas casas um pequeno santuário para celebrar nossa padroeira. É uma excelente oportunidade para reunir a família pela fé e devoção à Nossa Senhora. Ou mesmo, quem estiver sozinho nesse momento, distante da sua família, poderá sentir a companhia de Maria que caminha com seus filhos."

Romaria das Famílias marca a edição de 2020 da Festa da Penha virtual. A procissão foi transmitida ao vivo pelo G1/ES e pela Rádio Gazeta FM
Em 2020, devotos enfeitaram as varandas da casa para ver a imagem da Santa passar. (Adessandro Reis)

SAIBA COMO ACOMPANHAR A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PENHA

Missas do Oitavário: as missas estão sendo transmitidas ao vivo no site e no Facebook de A Gazeta. De segunda à sexta (5 a 9 de abril) elas acontecem às 20 horas. Já no próximo sábado (10) e no domingo (11), elas acontecerão às 16h.

Romaria das Famílias (10 de abril, às 20 horas): será transmitida ao vivo no site, Facebook YouTube de A Gazeta.

Missa de Encerramento (12 e abril, às 17 horas): O evento será transmitido ao vivo pela TV Gazeta em todo o Espírito Santo. Também poderá ser acompanhado pelo portal G1 ES.

Catedral Metropolitana, tradicional local de início da Romaria dos Homens vazia (Fernando Madeira)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais