> >
Painel Covid-19 exibe dados da pandemia no sistema prisional do ES

Painel Covid-19 exibe dados da pandemia no sistema prisional do ES

O prazo para que o Governo do ES promovesse as alterações era de 15 dias; atualização foi feita nesta quarta-feira (8), último dia antes do fim do prazo

Publicado em 8 de julho de 2020 às 18:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prisão
Duas pessoas que cumpriam pena no sistema prisional morreram pela Covid-19. (Shutterstock)

Cumprindo uma decisão da Justiça, o Painel Covid-19 e o portal oficial da Secretaria de Justiça do Espírito Santo começaram a exibir, de forma pública, os dados da pandemia do novo coronavírus entre presos. Ainda no fim de junho, a 2ª Vara da Fazenda Pública determinou, segundo pedido pela Defensoria Pública do Estado, que o Governo do Espírito Santo realizasse as alterações no sentido de promover transparência com uma divulgação em tempo real. O prazo inicial de 15 dias terminaria nesta quarta-feira (8), data em que houve a atualização nas duas plataformas.

Assim como funciona com a população em geral no Painel Covid-19, o site é atualizado diariamente e exibe, entre outras informações, o número de óbitos e de casos confirmados. Uma extensão revela o impacto da pandemia do novo coronavírus entre as pessoas privadas de liberdade.

Alterações promovidas pelo Governo do Estado nos portais virtuais
Painel Covid-19 mostra os dados da pandemia entre pessoas privadas de liberdade. (Reprodução)

NÚMEROS NOS SISTEMAS PRISIONAL E SOCIOEDUCATIVO

Até a tarde desta quarta-feira (8), o Painel Covid-19 e o portal da Sejus informavam 169 curados no sistema prisional. Dois óbitos foram registrados e 33 indivíduos são considerados "ativos" por ainda estarem com a doença. Um total de 204 pessoas se infectaram, segundo os dados.

Já no sistema socioeducativo, os números são inferiores. De acordo com o apresentado nesta quarta (8), 43 indivíduos haviam sido infectados pelo novo coronavírus. Um deles ainda está contaminado e outros 42 estão curados. Não há registro de óbitos no sistema socioeducativo.

Ainda segundo o site oficial, apesar de "garantir o atendimento a todos os internos que estão em unidades prisionais", a Sejus informa não ser possível contabilizar o impacto da Covid-19 em pessoas que cumprem pena em liberdade provisória, monitoramento eletrônico, livramento condicional, indulto e prisão domiciliar.

Alterações promovidas pelo Governo do Estado nos portais virtuais
Alterações promovidas pelo Governo do Estado nos portais virtuais. (Reprodução)

ATUALIZAÇÃO DIÁRIA

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio de assessoria, que os números foram adicionados na tarde desta quarta-feira (8), último dia antes do fim do prazo estipulado.

O mesmo acontece no site oficial da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), onde é possível acessar os números. Conforme detalhe o portal, a mudança cumpre "decisão judicial em ação civil pública".

A Sejus, por meio de assessoria, explicou que a atualização foi iniciada nesta quarta (8). Os dados devem ser atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais