> >
Morador desabafa após perder móveis com chuvas pelo quarto ano seguido no ES

Morador desabafa após perder móveis com chuvas pelo quarto ano seguido no ES

Aldair José Belo, morador de Vila Bethânia, contou que desde 2020 ele e vizinhos sofrem com a enxurrada que atinge as casas da parte baixa do bairro após obras de pavimentação

Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 12:44

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

Desde 2020, o comerciante Aldair José Belo, conhecido como Deizim, morador de Nova Bethânia, em Viana, vê móveis e eletrodomésticos se perdendo durante as chuvas. De acordo com ele, o prejuízo já passou dos R$ 20 mil. Na noite do último domingo (21), com os temporais que assolaram regiões do Estado, não foi diferente: em vídeos gravados por ele (confira acima) é possível ver a altura que a água chegou na casa dele. 

"No domingo a chuva deu um metro de água no quintal. Eu alugo jogos de mesa, ficou tudo de perna para cima. Um freezer de cerveja que tenho também ficou caído no chão. O que aconteceu é que em 2020 a prefeitura asfaltou os morros, o que foi bom, mas as casas da baixada enchem porque eles não fizeram um suporte para receber esse volume de água. Acho que tinha como a prefeitura minimizar isso, fazendo limpeza do canal e planejamento para o escoamento", relatou. 

Correria

A água de domingo não invadiu só o quintal, como entrou na casa. Foi necessário erguer móveis, mesmo assim o prejuízo foi inevitável.

"Estamos em seis pessoas limpando tudo. Tive que colocar guarda-roupas e armário para fora (para secar). E não é só comigo, muita gente da rua perdeu móveis. No final de 2023, por exemplo, tivemos que comprar dois guarda-roupas novos, foi R$ 2 mil cada um. A prefeitura colocou meu nome no Serasa devido ao IPTU. De 2020 para cá, só o que perdi de móveis pagava duas vezes essa dívida com eles", alegou. 

Chuva causa estragos e deixa prejuízo para morador de Viana há 4 anos(Acervo pessoal)

Em nota, a Prefeitura de Viana respondeu que "Viana recebeu, no domingo, 55,98 mm de chuva em um curto espaço de tempo. Registramos um acúmulo de água nesta região de Nova Bethânia e na BR-101. Nossas equipes da Defesa Civil passaram a noite realizando rondas nas ruas monitorando a situação e prestando orientações aos munícipes. Sobre a situação da rua, a Prefeitura de Viana está realizando uma obra de macrodrenagem no bairro para solucionar os problemas de alagamento na região. As redes de drenagem serão conectadas para escoamento adequado, e a Avenida Eldorado será contemplada em breve".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais