> >
Mais de 10 cachorros morrem em incêndio na Serra; tutor fica ferido

Mais de 10 cachorros morrem em incêndio na Serra; tutor fica ferido

Caso aconteceu no bairro Jardim Tropical; vítima de 63 anos tentou salvar animais e foi levada para o hospital

Júlia Afonso

Repórter / [email protected]

Publicado em 16 de julho de 2023 às 13:10

 - Atualizado há 2 anos

Morador tinha centenas de materiais inflamáveis na residência. Bombeiros atuaram no controle das chamas

Mais de 10 cachorros morreram em um incêndio no bairro Jardim Tropical, na Serra, na manhã deste domingo (16). O tutor deles, um cobrador de ônibus de 63 anos, se feriu enquanto tentava salvar os animais e foi levado para o hospital. Segundo a Prefeitura da Serra, 12 animais morreram – 11 animais encontrados mortos no local do acidente e dois chegaram a ser socorridos com vida, mas um deles não resistiu aos ferimentos.

O outro cachorro, que sobreviveu, foi levado a uma clínica veterinária particular. A Defesa Civil da Serra informou que cinco casas foram interditadas até a conclusão da vistoria, que será finalizada na tarde desta segunda-feira (17). Os moradores foram orientados a irem para casa de familiares.

A Prefeitura da Serra lamentou o ocorrido e informou que os cachorros do tutor eram acompanhados pelo programa Animais Resgatados Cuidados e Acolhidos (ARCA) do órgão.

"É importante destacar que os animais não estavam sob maus-tratos. Não é possível precisar quantos animais o tutor tinha sob seus cuidados no dia do incêndio", disse a prefeitura, por meio de nota.

De acordo apuração do repórter Vinicius Colini, da TV Gazeta, o homem é acumulador. Por esse motivo, segundo vizinhos e uma familiar, a casa estava repleta de materiais inflamáveis.

O fogo começou pela manhã. Na tentativa de resgatar os animais, o cobrador entrou e saiu do imóvel várias vezes, se queimando bastante. Ele foi levado para um hospital particular da região. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Vizinhos disseram à reportagem da TV Gazeta que a vítima já chegou a criar mais de 60 cachorros, mas, atualmente, teria de 15 a 20 animais. 11 morreram dentro da casa e dois foram resgatados com vida e levados por ONGs a clínicas veterinárias particulares, mas um acabou morrendo.

No imóvel havia muito material inflamável, o que dificultou o combate às chamas. Os militares usaram estratégias para apagar o fogo pela frente e pelos fundos da residência. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o combate às chamas durou toda a manhã de domingo (16) e foi finalizado apenas na parte da tarde, por conta de grande quantidade de materiais em chamas no terreno. Foram precisos 70 mil litros de água para apagar o fogo e realizar todo o rescaldo.

"Quando os Bombeiros chegaram ao local, encontraram um cão vivo, que foi resgatado, além de cinco mortos. Quando realizavam o rescaldo, os militares encontraram, embaixo de uma pilha de madeira, mais sete cachorros sem vida", informou a corporação. 

A Perícia de Incêndio foi acionada e o prazo para o laudo é de cerca de 40 dias.

Segundo incêndio na Serra

 O incêndio aconteceu durante a madrugada e foi controlado, por volta das 4 horas, pelo Corpo de Bombeiros

O incêndio em Jardim Tropical é o segundo registrado na Serra, só neste domingo. Durante a madrugada, o fogo destruiu 14 ambulâncias, além de motocicletas, que estavam em um galpão no bairro São Diogo. Os veículos pertenciam a uma empresa terceirizada que prestava serviço para a prefeitura. Ninguém se feriu.

Atualização
17/07/2023 - 12:15hrs
Após publicação desta matéria, a Prefeitura da Serra e Corpo de Bombeiros enviaram nota com mais detalhes do caso. O texto foi atualizado. 
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

cachorro Incêndio

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais