> >
Igreja histórica em Muqui é reaberta após três meses em restauração

Igreja histórica em Muqui é reaberta após três meses em restauração

Igreja São João Batista estava interditada desde março de 2025 após o aparecimento de cupins, rachaduras e infiltrações na estrutura

Carol Leal

[email protected]

Publicado em 13 de junho de 2025 às 14:55

Paróquia São João Batista
Paróquia São João Batista, em Muqui Crédito: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Após três meses de interdição por riscos estruturais, a Igreja Matriz de São João Batista, localizada no centro de Muqui, no Sul do Espírito Santo, será reaberta no sábado (14). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, também no Sul do Estado.

"Foram três meses de obra. Seguimos todas as orientações e laudos. Restauramos o telhado, o estuque, a escada e os lustres, que estavam condenados. É uma igreja histórica e tombada pela Secretaria Municipal e Estadual de Cultura. Com a anuência da Secult, realizamos todos esses reparos sozinhos. Hoje (13) é o dia da limpeza final e amanhã (14) faremos a tão esperada abertura da igreja", disse o pároco local, padre Enildo Genésio de Souza.

O local foi interditado no final de março deste ano após uma arquiteta e um engenheiro civil avaliarem que a estrutura do teto da igreja estava comprometida, com parte da madeira consumida por cupins, além de infiltrações e rachaduras nas paredes. A igreja histórica será reaberta às 7h do sábado (13) com uma Celebração Eucarística presidida pelo padre Enildo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais