> >
Governo federal estuda pagar diárias extras a policiais e bombeiros do ES

Governo federal estuda pagar diárias extras a policiais e bombeiros do ES

Afirmação foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, durante visita ao Estado nesta sexta-feira (19)

Publicado em 19 de fevereiro de 2021 às 14:51- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, estará presente em barreira policial que será montada na Rodovia do Contorno, no local de acesso a Nova Rosa da Penha I, em Cariacica e, de lá, segue até a 4ª Companhia da Polícia Militar, no interior do bairro.
André Mendonça, Ministro da Justiça, durante visita a 4ª Companhia da Polícia Militar, em Nova Rosa da Penha, em Cariacica. (Vitor Jubini)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Entre as ações de enfrentamento à criminalidade previstas para o Espírito Santo pelo governo federal, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que estuda a possibilidade de pagar diárias extras aos militares do Corpo de Bombeirospoliciais militares civis que atuam nas operações executadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Também está em discussão a manutenção das atividades dos agentes da Força Nacional que reforçam a segurança no Estado desde agosto de 2019. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, André Mendonça, na manhã desta sexta-feira (19), durante visita dele à sede da 4ª Companhia da Polícia Militar, em Nova Rosa da Penha, em Cariacica

Governo federal estuda pagar diárias extras a policiais e bombeiros do ES

A vinda do ministro e as alternativas que serão discutidas podem ser consideradas estratégicas do ponto de vista da segurança. Entre 1º de janeiro e 14 de fevereiro deste ano, 155 vidas foram interrompidas pela violência no Estado, segundo dados do Observatório de Segurança Pública da Sesp. É o maior número de óbitos durante os primeiros 45 dias de um ano desde 2018, quando 159 pessoas foram assassinadas no Estado.

Aspas de citação

Uma análise que estamos fazendo é a ponderação entre a Força Nacional ou de outro lado, o pagamento de diária para os policiais locais. Através do pagamento de diárias, na minha análise, nós ganhamos porque é o policial que conhece a realidade do bairro, conhece a cidade, os problemas locais, a estrutura administrativa em que vamos ter, na nossa perspectiva, melhores resultados no Espírito Santo

André Mendonça
Ministro da Justiça e Segurança Pública
Aspas de citação

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, explicou que a ideia da diária do governo federal é custear a hora trabalhada, inicialmente no programa Em Frente Brasil, em Cariacica, no horário de folga dos policiais militares, civis e bombeiros, que atuam em operações integradas.

Mendonça explicou que a vinda dele ao Espírito Santo tem a finalidade de estreitar a parceria com o governo do Estado na área da Segurança Pública. Ele frisou que nos últimos dois anos o Estado recebeu cerca de R$ 110 milhões do governo federal. Os valores foram destinados a investimentos na área da segurança pública. 

Ramalho informou que durante reunião que será realizada entre ele, o ministro da Justiça e o governador Renato Casagrande (PSB) serão apresentados os dados da criminalidade, dos programas sociais que compõem o Estado Presente e informações sobre as ações policiais desenvolvidas.

"Estamos discutindo vários pontos, desde a questão do investimento, do aumento de recursos federais no fundo de segurança estadual, e a possibilidade de obtenção de  um valor que custeasse a hora trabalhada, inicialmente nesse programa Em Frente Brasil, em Cariacica, no horário de folga dos policiais militares, civis e bombeiros, que tem ajudado muito em operações integradas. Mas tem diversas outras operações que o governador vai colocar da possibilidade de investimentos", disse.

Agentes da Força Nacional em Cariacica
Agentes da Força Nacional em Cariacica. (Ricardo Medeiros)

EM FRENTE BRASIL

Implementado pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o programa Em Frente Brasil escolheu Cariacica para integrar o projeto-piloto ainda em 2019, quando 100 agentes foram enviados para o município, sendo 80 deles de polícia ostensiva, ou seja, Polícia Militar e Bombeiros, e 20 deles da polícia judiciária, compostos por agentes, delegados e peritos. 

Questionado sobre o prazo de permanência da Força Nacional no Estado, o ministro André Mendonça disse que o projeto foi analisado por técnicos do ministério e da Controladoria Geral da União (CGU). Os diagnósticos vão indicar quais ações de melhoria devem ser adotadas.

Nos próximos dois meses, o governo deve lançar um edital para ampliar o programa em outros 10 municípios do Brasil.  A reestruturação prevê integração ainda maior entre os governos federal, estadual e municipal.  O ministro destacou a importância da execução de políticas educacionais e sociais que acompanhem a ação das forças policiais. 

"Eles permanecerão até haver necessidade. Enquanto nós não fizermos a implantação do novo modelo e esse modelo não tiver estrutura, a Guarda Nacional permanece em Cariacica. A avaliação é positiva, mas precisa de ajustes. Tivemos uma redução dos indicadores de roubos, por exemplo, mas não conseguimos ter uma redução nominal no número de homicídios e precisamos trabalhar para que isso aconteça", comentou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais