> >
Epidemia de gripe: ES confirma cepa Darwin e tem "alerta redobrado"

Epidemia de gripe: ES confirma cepa Darwin e tem "alerta redobrado"

Secretaria de Saúde divulgou informação nesta segunda-feira (17) após análise feita pela Fiocruz; testes de antígenos devem chegar até o final do mês

Publicado em 17 de janeiro de 2022 às 16:39

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A nova variante de gripe, a cepa Darwin, teve a circulação confirmada no Espírito Santo pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisou dezenas de amostras capixabas. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na tarde desta segunda-feira (17).

Na coletiva de imprensa, o secretário Nésio Fernandes esclareceu que a presença da cepa já era esperada pelo governo do Estado e afirmou que a constatação serve para "redobrar a necessidade de alerta e de cuidados à população", ressaltando a concomitância do surto com a pandemia da Covid-19.

Aspas de citação

A epidemia de Influenza não acabou e ainda gera muitos casos e internações. A Fiocruz confirmou a circulação da variante Darwin no Estado, o que já era tido como fato desde novembro. É preciso redobrar o alerta, atentando para o lavar das mãos e o uso das máscaras

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, o Espírito Santo registrou 14 óbitos por gripe em dezembro do ano passado. Neste mês de janeiro, ainda não há registro de vida perdida para a doença, mas a pasta lembra que há problemas nos sistemas de notificação do Ministério da Saúde.

O que já é observado é o rápido aumento das infecções por Influenza. Ao longo de 2021, apenas 4,7% dos testes deram resultado positivo. Já na primeira semana deste ano, o número saltou para 55,2% – um crescimento superior a dez vezes. A expectativa é que a epidemia de gripe continue até meados de fevereiro.

CHEGADA DE TESTES PARA INFLUENZA

Também durante a coletiva desta segunda-feira (17), o secretário Nésio Fernandes adiantou que testes de antígenos para identificar a Influenza devem chegar até o final deste mês, ficando disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de fevereiro deste ano, para diferenciar a Influenza da Covid-19.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais