Secretário de Saúde do ES atualiza situação da pandemia de Covid-19

Nésio Fernandes realizou transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira (17) sobre o enfrentamento à doença no Estado; veja os principais pontos abordados

Vitória
Publicado em 17/01/2022 às 14h00

14:55

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 1 hora, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão da coletiva on-line desta segunda-feira (17).


14:53

Secretário reforça pedido por disciplina

"Diante de qualquer sintoma, isole-se, procure a testagem e, apenas após o descarte da infecção, é que a pessoa pode voltar às interações sociais, com o uso da máscara. Precisamos que todos tenham disciplina neste momento que o Estado vive", pede Nésio.


14:52

Secretário reforça risco da nova expansão

"Nós temos afirmado, desde o ano passado, que esta nova expansão teria um desprendimento da curva de casos ao impacto de internações e óbitos, principalmente pelo resultado da vacinação. No entanto, a repercussão em óbitos ocorre após haver um importante aumento de internações, o que já apresentou nos últimos 30 dias um crescimento importante. Este comportamento pode continuar tendo um impacto de crescimento e incremento, que na semana seguinte podemos avaliar o impacto nos óbitos. Por isso, pedimos toda a cautela à população capixaba, para que tenha um comportamento de baixo risco", reforça Nésio.


14:49

Campanha estimulará vacinação no ES

"Nós já temos adotado, desde meados do ano passado, o envio cotidiano por mensagem de SMS e orientado os municípios a fazer buscas ativas. Uma importante campanha de massa, de rádio e televisão, está sendo preparada pelo Governo do Estado para poder estimular a adesão da família capixaba à vacinação, tanto no início do esquema na população adulta, na vacinação de crianças e adolescentes e, principalmente, na completude do esquema vacinal", afirma Nésio.


14:46

ES teve dois óbitos nesse domingo (16)

"Não tivemos registro de óbitos no sábado (15). Ontem tivemos registro de dois óbitos, mas teve um problema no Painel Covid-19 que não subiu. Eles devem subir hoje", explica Nésio.


14:44

Secretário fala sobre expansão de leitos

"Nós temos uma capacidade ainda importante de leitos com a rede filantrópica e privada e a inauguração de alguns remanescentes na rede própria. Diante de uma incapacidade de expansão, a possibilidade de suspender as cirurgias eletivas de forma gradual e progressiva é uma medida capaz de ofertar uma quantidade importante de leitos" esclarece Nésio.


14:42

Grande procura por testes de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes admite que, devido ao crescimento de casos, diversos pontos não suportaram a pressão na oferta de testes. "Nós pedimos um pouco de paciência e compreensão da população, porque tivemos momentos em que os próprios testadores foram acometidos pela Covid-19 e a substituição não alcançou uma velocidade suficiente para impedir o prejuízo na testagem", diz.


14:37

ES tem alta cobertura vacinal em idosos

"Alcançamos um ano do início da vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo. Temos resultados indiscutíveis no que diz respeito ao número de óbitos e internações. Temos uma grande mudança no perfil do óbito hospitalar. Alcançamos, neste momento, a maior cobertura com duas e três doses da população idosa do país. Isso precisa ser celebrado", ressalta Nésio.


14:34

Vacinação obrigatória para matrícula de crianças?

"Aguardamos que o Ministério da Saúde inclua a recomendação da vacinação dentro do Plano Nacional de Imunização e que, dessa forma, a decisão possa ser homogênea para todo o país. Aguardamos a posição da pasta para avaliar a aplicação de legislações que vinculam as vacinas do calendário nacional à matrícula escolar", explica Nésio.


14:32

Espera por aprovação da Coronavac em crianças

"Aguardamos, com ansiedade, a aprovação, nos próximos dias, por parte da Anvisa, o uso da Coronavac em crianças em todo o país. Isso permitirá que os Estados avancem na vacinação de crianças acima de três anos. No Espírito Santo, nós temos um quantidade de 480 mil doses da Coronavac, considerando parte daquelas que o Estado comprou. Este quantitativo é, para junto com as vacinas da Pfizer, alcançar uma ampla cobertura vacinal nas idades pediátricas. A vacina Coronavac é pouco reatogênica, produz poucos eventos adversos leves e moderados. Não há registro internacional de eventos adversos de grau três em nenhuma criança das mais de 200 milhões que já receberam as duas doses do imunizante", afirma Nésio.


14:28

Chegada de 24 mil doses da Pfizer para crianças

"Teremos, ao longo das próximas horas, a chegada de 24 mil doses da Pfizer para proteger as nossas crianças. Os quantitativos serão suficientes para ampliar a faixa etária. Estamos autorizando a aplicação dos 11 anos e pretendemos ampliar para nove e dez anos, com os novos lotes. Queremos fazer um apelo aos papai e mamães para vacinar os seus filhos", diz Nésio.


14:27

Sesa recomenda suspensão do carnaval de rua

O secretário Nésio Fernandes afirmou que a Sesa formalizou, hoje, a suspensão das festas de carnaval de rua e de grandes shows e eventos no Espírito Santo.


14:26

ES não suspenderá cirurgia eletivas em geral

"Nós avaliamos a suspensão parcial de algumas cirurgias eletivas em algumas unidades hospitalares, caso seja necessária uma mobilização rápida para garantia de acesso aos pacientes da Covid-19 ou Influenza. No entanto, não haverá suspensão geral", garante Nésio.


14:24

Secretário fala sobre ocupação dos leitos

"A ocupação de leitos vem apresentando uma estabilidade nos últimos quatro dias. Isso representa um comportamento já vivido em outros momentos de expansão. É precoce, neste momento, anunciar qualquer tipo de esgotamento de expansão da pandemia, porque temos um número muito grande de casos a serem evoluídos", esclarece Nésio.


14:22

Chegada de testes de antígeno para Influenza

"Os testes de antígenos para detecção da Influenza devem chegar ao Espírito Santo até o dia 27 ou 30 deste mês, de forma que estes estarão disponíveis para os serviços de testagem no nosso Estado a partir do início de fevereiro ou até nos últimos dias de janeiro", adianta Nésio.


14:21

Gripe: variante Darwin já circula no ES

"Nós vivemos ainda um cenário em concomitância com a gripe. A FioCruz confirmou a circulação da variante Darwin no Espírito Santo, o que já era esperado e que, neste momento, reforça o alerta no Estado", revela Nésio.


14:20

ES vai ampliar horário e pontos de testagem

"Não é necessário que o Espírito Santo adote critérios de restrição e racione os testes, porque eles estão amplamente disponíveis para utilização pelos municípios e pontos de testagem do Governo do Estado. Ao longo desta semana, eles terão os horários estendidos e abriremos novos pontos. Anúncios serão feitos nos próximos dias", garante Nésio.


14:16

ES deve ter novo recorde de casos em 24 horas

"Nós devemos ter um novo recorde de casos no Painel Covid-19 no dia de hoje. Na atualização parcial, já tínhamos mais de 7 mil casos notificados", adianta Nésio.


14:15

Secretário alerta sobre riscos da 4ª onda no ES

"Isso não quer dizer que essa onda seja menos perigosa, que não representa um risco para a economia e para a família. Temos percebido que parte da população abandonou o uso das máscaras em espaços públicos e em atividades com diversas pessoas e é preciso reconhecer que essa variante é muito mais transmissível. Nesse sentido, todas as medidas capazes de diminuir os riscos devem ser preservadas e adotadas por todos", afirma Nésio.


14:14

Secretário reforça pedido por vacinação

"Nós estamos enfrentando uma doença para a qual já tem vacina disponível. Temos condições de avançar rapidamente na vacinação de crianças, permitindo que o impacto desta nova expansão não repercuta em internações e óbitos na proporção de outras ondas", reforça Nésio.


14:11

Cresce infecção em profissionais da saúde

"A quantidade de trabalhadores da saúde infectados era muito inferior ao que estamos observando neste momento, em que ainda não alcançamos o pico. Nesse sentido, as complexidades dessa nova expansão vão muito além da pressão por leitos de UTI e dos óbitos", alerta o secretário.


14:09

Aumento de casos para as próximas semanas

De acordo com o secretário, o pico da expansão deve ser nas próximas três semanas e pode haver um cenário de recuperação da curva de casos em fevereiro. "No entanto, a repercussão em internações e óbitos que será alcançada com esta expansão não deve alcançar as mesmas proporções das curvas anteriores, nas quais havia ausência da cobertura vacinal", esclarece Nésio.


14:07

Municípios com mais de 10 casos por mil habitantes

Os sete municípios que já têm mais de 10 casos por mil habitantes são: Vitória, Ponto Belo, Linhares, Rio Bananal, Mucurici, Guarapari e São Gabriel da Palha. "O restante já se encontra em franca fase de aceleração e outros começaram a apresentar um início de crescimento abrupto nos últimos três dias", esclarece o secretário.


14:05

Secretário fala sobre crescimento de casos no ES

"As medidas de resposta que estão sendo adotadas visam reduzir o impacto da circulação do vírus, do contágio das pessoas e permitir que o sistema de saúde não entre em uma situação crítica. Ainda vivemos um momento de aceleração rápida da curva de casos. Somente sete municípios do Espírito Santo alcançam uma taxa de incidência acima de dez em número de casos por 1.000 habitantes. Dessa forma, ainda existe uma margem de comportamento de casos muito superior àquele observado até o presente momento. Estamos orientando os municípios que não apresentam este crescimento, que invistam nas medidas de mitigação para que a curva não alcance um grande número de pessoas, podendo comprometer os serviços ambulatoriais", afirma Nésio.


14:00

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início à coletiva de imprensa on-line desta segunda-feira (17), na qual ele atualizará a situação da pandemia do coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.