> >
Dia Mundial do Meio Ambiente: veja os encantos do Mestre Álvaro

Dia Mundial do Meio Ambiente: veja os encantos do Mestre Álvaro

Os fotógrafos de A Gazeta Vitor Jubini e Ricardo Medeiros visitaram o Mestre Álvaro, na Serra, e registraram o que há de mais bonito no local

Publicado em 5 de junho de 2021 às 08:28

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Membros das ONGs  Amigos do Mestre Àlvaro e Guardiões  do Mestre Àlvaro, andando pelas trilhas do Mestre Àlvaro
Os encantos do Mestre Álvaro, na Serra. (Ricardo Medeiros)

A calmaria do ambiente, o canto dos pássaros e o cheiro da vegetação são algumas características que aproximam os aventureiros do Mestre Álvaro, na Serra. Os fotógrafos de A Gazeta Vitor Jubini e Ricardo Medeiros visitaram o local e registraram o que há de mais bonito e puro por lá. A sessão de fotos marca o fim de semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O sábado (5), data escolhida para a comemoração, reforça a importância dos cuidados com a natureza.

Membros de ONGs no Mestre Álvaro(Ricardo Medeiros)

E quem tem papel fundamental na preservação do meio ambiente são as organizações não governamentais, que não possuem fins lucrativos e são constituídas de defensores da natureza.

Aspas de citação

Temos um idealismo de proteção natural. Nossa função é educar ambientalmente, e as trilhas servem para ensinar quem passa pelo Mestre Álvaro

Bismarck Alves
Fundador e atual presidente da ONG Amigos do Mestre Álvaro
Aspas de citação

Os "Amigos do Mestre Álvaro" organizam trilhas desde 2016. Segundo Bismarck, os passeios no local foram suspensos no início da pandemia de coronavírus, ainda no ano passado. A ideia é evitar aglomerações, mesmo que ao ar livre.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ele prega os cuidados constantes com a natureza: "Hoje se usa muito a palavra sustentabilidade, ela está presente na política, no discurso. Mas, na verdade, estamos longe de viver isso na vida real. Sustentabilidade é gerir os recursos naturais com responsabilidade, para que eles não faltem no futuro".

Outro defensor do Mestre Álvaro e que tem uma ONG organizadora de trilhas e palestras é Júnior Nass, presidente da "Guardiões do Mestre Álvaro". Ele diz que quem procura pela trilha quer sempre chegar ao topo. "A galera quer o desafio, ver a natureza, a cidade onde mora", conta.

Aspas de citação

No Dia Mundial do Meio Ambiente precisamos lembrar que é importante conhecer e cuidar. É emocionante dar palestras para crianças e ouvi-las dizendo que querem ser guardiãs da natureza. A gente precisa da natureza pra sobreviver, sem isso, vamos acabar morrendo. Sempre lutarei por isso

Júnior Nass
Presidente e fundador da ONG Guardiões do Mestre Álvaro
Aspas de citação

SERVIÇO

Quem deseja fazer uma trilha no Mestre Álvaro deve tomar alguns cuidados, como, por exemplo, o uso de roupas leves, adequadas para o exercício físico. O ideal é levar algum lanche e água. A fome não é uma aliada durante o trajeto. O conselho principal é: não tente fazer a trilha sozinho. Mesmo que você conheça o local, é interessante que tenha alguém ao seu lado, de preferência um orientador. Veja as dicas do Júnior Nass, da ONG "Guardiões do Mestre Álvaro".

  • Aspas de citação

    São, em média, 7 horas para subir e descer o Mestre Álvaro.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    São 14 quilômetros entre a ida e a volta.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    As trilhas estão temporariamente suspensas. Normalmente, a procura é pela rede social. Busque por Amigos do Mestre Álvaro e Guardiões do Mestre Álvaro.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O ambiente é público, mas é ideal fazer a trilha com um orientador. Em média, custa R$ 25 por pessoa.

    Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais