ASSINE

Desconfiou de invasão em conta? Saiba quais medidas você deve tomar

Gilberto Sudré dá algumas dicas para que os seus dados estejam mais protegidos. A verificação em dois fatores é uma das estratégias

Publicado em 30/07/2021 às 20h15
celular, telefone móvel
Saiba se proteger de invasão. Crédito: Pixabay

Um alerta de atividade suspeita, seja qual for a rede social, é sempre uma mensagem surpreendente e que pode assustar os usuários. Apesar de todos os cuidados possíveis com senhas e dados, os atacantes  — como são chamados aqueles que tentam invadir alguma conta — ainda podem colocar as suas informações em perigo.

Segundo o especialista em tecnologia Gilberto Sudré, as principais redes sociais avisam sobre tentativas de invasão. Ele lembrou que é uma questão de segurança para o usuário.

À jornalista Patrícia Vallim, durante o CBN e a Tecnologia, da Rádio CBN Vitória, o comentarista deu algumas dicas para garantir a proteção dos seus dados. As sugestões valem também se você, usuário, não tiver sido acionado pela plataforma, mas talvez tenha desconfiado de algum rastro.

DICAS DE ESPECIALISTA

  1. A Gazeta - vgrgpslfslj
    01

    TROQUE A SENHA

    A primeira dica pode ser a mais importante para que você não caia em um golpe. Segundo Gilberto Sudré, assim que notar alguma irregularidade ou for notificado, entre na conta supostamente invadida e altere a senha.

  2. A Gazeta - 2yf6xf
    02

    SENHAS DIFERENTES

    Ainda de acordo com o especialista, não basta trocar a senha, é preciso escolher um código forte. Não opte pela nova senha do Instagram aquela já usada no Facebook, por exemplo. Para armazenar a senha, Sudré alerta que blocos de notas e conversas em aplicativos de mensagens não são seguros. Cofre de senhas, uma plataforma criada para isso, é uma escolha segura.

  3. A Gazeta - mhvixuc80w
    03

    CUIDADO COM LINKS

    Aqui vai um alerta importante: segundo Gilberto Sudré, é bom desconfiar de links. Isso vale até na hora em que você for notificado sobre uma tentativa de invasão. Recebeu o alerta? Vá direto na plataforma ou rede social. Não use o caminho mais curto.

  4. A Gazeta - vuv10bj2
    04

    LIMPEZA DE SEGURANÇA

    Notou algo estranho? A sugestão do especialista é que você faça uma varredura. Utilizar um antivírus é uma boa ideia para checar se algo de perigoso foi armazenado na plataforma.

  5. A Gazeta - zj6n8d7v
    05

    VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS

    A verificação em duas etapas é a criação de uma nova camada de proteção. Ou seja, após a senha inicial, a plataforma irá exigir um novo código. Assim, fica mais difícil que o atacante chegue aos seus dados.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Internet Redes Sociais cbn vitoria Gilberto Sudré

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.