> >
Seu notebook foi roubado? Saiba se é possível rastreá-lo

Seu notebook foi roubado? Saiba se é possível rastreá-lo

O especialista em tecnologia Gilberto Sudré dá algumas dicas de segurança para quem perdeu um computador portátil

Publicado em 30 de outubro de 2020 às 20:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Homem trabalhando com notebook no colo em home office: cuidados com a postura
Aparelho útil e prático, mas como agir em caso de perda?. (Freepik)

Uma das primeiras reações após ter algum aparelho eletrônico roubado é ficar reticente sobre o que pode acontecer com seus dados e a dúvida: é possível rastrear o dispositivo? É o caso dos computadores portáteis, os notebooks, que oferecem mais facilidade que um computador, por exemplo.

No quadro CBN e a Tecnologia, da Rádio CBN Vitória, o comentarista Gilberto Sudré explicou que os computadores portáteis não funcionam exatamente da mesma forma que os celulares, que podem ser rastreados com os receptores de GPS.

"Existem alguns softwares que permitem localizar notebooks, o próprio Windows tem um recurso, o "localizar dispositivo". Com isso você pode fazer a configuração pra ativar a função e mais tarde pode rastreá-lo. O problema é que como ele não tem GPS, o processo vai usar o endereço IP, que é bastante impreciso. Além disso, ele precisará estar conectado em uma conexão de internet", disse.

Em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz nesta sexta-feira (30), Sudré deu algumas dicas para rastrear ou minimizar os riscos de uma perda, após um roubo, por exemplo.

  • 01

    GPS EXTERNO

    Gilberto Sudré explica que são casos especiais, mas é uma opção: "É um aparelho externo, que chama a atenção, não é pequeno. Pra piorar, se quem roubou no notebook reinstalar o sistema operacional, tudo será perdido, você não irá conseguir localizar".

  • 02

    GPS NA MOCILHA

    "Existem mochilas que são fáceis de colocar um GPS dentro. Assim, não precisa acoplar no notebook, mas na bolsa onde está o aparelho", acrescenta.

  • 03

    CRIPTOGRAFE O DISCO

    "Assim, mesmo que o notebook seja roubado, as informações internas não serão de conhecimento da pessoa que está com o aparelho. Isso reduz o impacto da perda. É uma solução simples e gratuita, muitos computadores oferecem a ferramenta", citou o comentarista da CBN Vitória.

  • 04

    CADEADOS

    O especialista em tecnologia ainda sugere o uso de cadeados, para que o notebook só saia do lugar após você inserir um código ou chave. "É uma opção case você precise se afastar do notebook."

  • 05

    BACKUP DE SEGURANÇA

    "Uma dica barata é fazer o backup. Não tenha todos os dados apenas no notebook. A sugestão é ter mais de um HD externo. Caso perca o notebook, suas informações estarão guardadas no HD ou na nuvem."

  • 06

    SEGUROS

    Gilberto finaliza lembrando que ao comprar um aparelho eletrônico, muitas vezes são oferecidos alguns tipos de seguros.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais