> >
Covid: Grande Vitória terá redução de mortes em setembro e outubro

Covid: Grande Vitória terá redução de mortes em setembro e outubro

A queda dos óbitos provocados por coronavírus no ES foi analisada  pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes

Publicado em 11 de agosto de 2020 às 14:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Covid-19
Covid-19. (Pixabay)

Uma análise do comportamento da pandemia do novo coronavírus feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) indica que a Grande Vitória poderá ter redução radical de mortes provocadas pela Covid-19 nos meses de setembro e outubro. A informação é do secretário Nésio Fernandes.

Em entrevista recente, ele disse que o mês de agosto é visto como um período de transição de fase da doença. Na ocasião, ele destacou que mesmo com as expectativas positivas, a Sesa continuaria trabalhando orientada por evidências científicas e medidas que que pudessem garantir proteção às vidas.

De acordo com o Painel Covid-19, ferramenta de monitoramento da doença criada pela Sesa, o Estado contabiliza 2.764 mortes provocadas pelo vírus nesta terça-feira (11). Segundo Nésio, os municípios do interior já superam o número de óbitos registrados na Grande Vitória.

Aspas de citação

É possível que ao longo do mês de setembro e outubro exista uma redução mais radical que consolide termos menos óbitos na Grande Vitória em relação ao interior. O interior persistirá com a prevalência latente por mais tempo por conta das características que os municípios pequenos possuem

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

Questionado se o Espírito Santo ou a Grande Vitória vivem um estágio de imunidade de rebanho, quando o número de pessoas imunes ao vírus atinge uma taxa alta e faz com que ele não encontre pessoas suscetíveis à infecção, Nésio diz que na Grande Vitória há um esgotamento da transmissão dessa população.

“É necessário um pouco de cautela ainda. Nós temos uma persistência, uma quantidade grande de óbitos no Espírito Santo. Apesar da queda que tivemos na Grande Vitória, o interior possui ainda muitos óbitos diariamente. A queda mais acelerada nos municípios da Grande Vitória tem apresentado relativa estabilização.”

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais