> >
Sesa investiga caso suspeito de reinfecção por coronavírus no ES

Sesa investiga caso suspeito de reinfecção por coronavírus no ES

Em uma primeira análise, o caso foi considerado inconclusivo. O secretário de Estado da Saúde afirmou que novas investigações ainda são necessárias

Publicado em 11 de agosto de 2020 às 13:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Covid-19
Covid-19. (Pixabay)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está investigando um caso suspeito de reinfecção por coronavírus no Espírito Santo. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (11). Em uma primeira análise, o caso deu “inconclusivo”. Mas equipes da secretaria continuam a investigação.

Ao todo, 21 pacientes que tiveram dois resultados de teste para o coronavírus positivo em um intervalo superior a 30 dias foram identificados. No entanto, 17 destes não puderam ser investigados. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a falta de material biológico nos dois exames impossibilita a apuração.

“Não foi possível fazer investigação, pois não tinham amostras biológicas da primeira coleta. Como o fenômeno da reinfecção é um fenômeno novo, ele exige critérios muito rígidos de comparação e retestagem para, de fato, poder confirmar a reinfecção”, disse.

Dos quatro que passaram pela investigação, três foram descartados e um foi considerado “inconclusivo”. "Estamos apresentando aqui que, dos 21 casos, quatro foram investigados, três foram descartados e um saiu inconclusivo. Sendo necessário ainda novas investigações deste caso", afirmou o secretário na coletiva. 

Já durante esta tarde, em entrevista à CBN Vitória, o subsecretário de vigilância epidemiológica Luiz Carlos Reblin explicou que o caso que está como inconclusivo não pôde ser descartado e nem confirmado por causa de especificidades de situações genéticas relacionadas ao exame. Para chegar a uma conclusão, ele afirmou que a Sesa deve procurar apoio de outras entidades, como a Fundação Oswaldo Cruz (FrioCruz). 

SECRETARIA DA SAÚDE

A reportagem entrou em contato com a Sesa, questionando como se deu essa investigação que chegou aos descartes. Esta matéria será atualizada assim que a resposta for recebida.

PROTOCOLO PARA COLETA DE MATERIAL

Para evitar problemas na investigação de possíveis casos de reinfecção no futuro, a secretaria deve determinar que todos os pacientes que tenham alta hospitalar da Covid-19 passem por coleta de material.

Este vídeo pode te interessar

“Diante da necessidade de ter parâmetros mais claros para o estudo da reinfecção, estamos determinando um protocolo para coletar o Swab na alta de todos os pacientes hospitalizados no Espírito Santo, para que a gente possa ter uma amostra que possa apontar o resultado negativo desses pacientes na alta hospitalar. E ocorrendo nestes casos novos sintomas respiratórios em um período superior da negativação por PCR, poderemos investigar as possíveis reinfecções com maior precisão metodológica”, concluiu o secretário Nésio Fernandes. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais