Covid-19: secretário da Saúde fala sobre a pandemia no ES

Espírito Santo tem apresentado alta no número de infectados em decorrência da expansão da variante Ômicron

Vitória
Publicado em 01/02/2022 às 15h11

16:25

Final da coletiva

Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin encerram a coletiva de imprensa.


16:18

Tendência de queda de positividade em testes de Covid-19

Nésio: "Em alguns municípios, percebemos nos últimos 4 dias, sinais de queda da positividade, que já podem estar desenhando um comportamento de estabilização em alguns territórios da expansão da curva de casos"


16:14

Agendamento de testes no Vacina e Confia

Nésio: "Nós estamos migrando o agendamento dos testes do site agenadmento.saude.es.gov.br para a plataforma Vacina e Confia. Ao migrar, depois de 24 horas, nós iremos trabalhar com o overbooking, ofertando 200 vagas a mais por dia nesse ponto de agendamento. O mesmo fenômeno deve acontecer em outros pontos de testagem que possuem um índice de absenteísmo em torno de 15% a 20% no nosso Estado"


15:56

Pico máximo de crescimento de casos no ES

Nésio: "A força de crescimento de casos da última semana desacelerou em relação às duas semanas anteriores, representando uma carga de doentes muito grande neste momento. Nós acreditamos que nesta e na próxima semana o Estado alcance um pico máximo de crescimento da curva de casos com uma estabilização e que, na segunda quinzena deste mês, já estejamos vivendo uma fase de recuperação da curva de casos. No entanto, a repercussão dessa carga de doença é muito grande e impacta no comportamento das internações e nos óbitos. Nós devemos viver ainda no mês de fevereiro um período crítico"


15:54

35 mil testes por dia

Reblin: "Na última semana de janeiro, houve uma média de 35 mil testes por dia. Estamos trabalhando para aumentar a testagem. Vamos anunciar pontos estratégicos para aumentar ainda mais a testagem. Precisamos que isso seja uma prática constante, mesmo quando a curva diminuir, até que a gente tenha o controle da doença. Essa é uma prática que nós precisamos aprender e tornar parte da nossa vida"


15:52

444 mil testes realizados no ES em janeiro

Reblin: "Nós estamos entre os estados que mais testam a população. no mês de janeiro, foram 444 mil testes. Isso equivale a pouco mais de 10,8% da nossa população. É um aumento muito significativo, comparado com períodos anteriores. 49% deste total de testes são testes positivos. Isso mostra o quanto essa variante foi capaz de infectar a população capixaba"


15:49

Pressão no sistema de saúde

Nésio: "Nós chegamos a ter, durante os períodos mais disciplinados da redução das medidas sociais, hospitais pediátricos com 35%, 30% de ocupação. Tivemos hospitais de trauma, de urgência e emergência, funcionando com 30%, 35% de ocupação por uma redução radical da pressão de outras condições de saúde sobre o sistema. Nesse momento, o sistema opera com uma quadrupla carga de doenças, pressionando o sistema, sobreposta com uma nova fase de expansão da Covid-19"


15:45

Mutirão para cirurgias eletivas

Nésio: "Nós temos, com a suspensão das cirurgias eletivas, uma decisão transitória, tem período temporário e que pode, ainda no mês de fevereiro, ser retomada. No mês de fevereiro deverá ser anunciado nosso mutirão para este ano de cirurgias eletivas de consultas e exames que irá garantir à população capixaba o acesso à sua cirurgia eletiva. Nós tínhamos a metade dessa quantidade de leitos disponíveis no momento anterior à pandemia. Nós conseguimos garantir um legado para a saúde pública. A decisão de interromper as cirurgias eletivas não está relacionada à falta de leito, mas principalmente pelo impacto de trabalhadores afastados pela Covid-19"


15:43

2 mil trabalhadores da saúde afastados no ES

Nésio: "O Espírito Santo decidiu adotar uma medida importante para reduzir o impacto do afastamento médico de trabalhadores próprios e terceirizados da rede de saúde capixaba. Nós tivemos, ao longo do mês de janeiro, aproximadamente 1.536 trabalhadores afastados do serviço na Sesa. Se nós somarmos os terceirizados, passamos de 2 mil afastamentos pela Covid-19 em um mês. Somado às dificuldades do serviço por ser um período de férias, os serviços de saúde passaram a ser fortemente comprometidos. E a agenda de ampliação de leitos estava comprometida com o fato de um percentual muito grande de trabalhadores afastados. Esse fenômeno se aplica às equipes ambulatoriais, às equipes de testagem. O afastamento médico representa um risco real de garantia ao acesso dos serviços público e privado. A avaliação feita do impacto na rede pública é compartilhada na rede privada. No entanto, a suspensão tem o período de 14 dias. Nós mantivemos as consultas de risco cirúrgico, ambulatoriais, para garantir a continuidade de todos os pacientes agendados para cirurgias eletivas não essenciais. Nesse sentido, o impacto da decisão é menor diante das proporções do impacto que tivemos em outras ocasiões. Nós temos a expectativa de alcançar mil leitos de UTIs e enfermarias para acolher as pessoas atingidas pela Covid-19 no Espírito Santo. Uma expansão que será capaz de suportar a pressão assistencial"


15:37

Reblin destaca a importância de alcançar 90% de vacinação

Reblin: "Quando a gente protege 90% da população, os 10% restantes - mas tem que tomar a vacina - mesmo que não tenham tomado a vacina, o vírus não encontraria tanta chance de circular. A grande oportunidade para as crianças é na escola. Não é um espaço alternativo, é o espaço da criança e é um ponto principal para a gente acelerar a vacinação e chegar a esses 90% e proteger nossa população contra a doença"


15:35

262 mil doses em atraso no ES

Reblin: "O capixaba aceitou muito bem a vacina, porque praticamente 97% dos adultos tomaram uma dose. Então, a aceitação dessa vacina é muito grande entre nós. Mas ficou um grupo perto de 95 mil pessoas que não tomou dose nenhuma e, neste momento, temos 262 mil doses em atraso. São essas pessoas que estão no hospital, que infelizmente vão a óbito. Está muito fácil tomar a vacina em qualquer ponto no Estado do Espírito Santo"


15:32

ES quer alcançar 90% de vacinados, incluindo crianças

Nésio: "Nós queremos alcançar uma cobertura vacinal superior a 90% da população com duas doses ainda neste semestre. Queremos garantir nessa cobertura as crianças e os adolescentes. Queremos garantir que eles não tenham o impacto que está sendo observado em outros países e também no Brasil. Nós queremos que o ritmo de vacinação de 5 mil doses por dia aplicados em média nas crianças de 5 a 11 anos se mantenha e possa subir até 7 mil ou 8 mil doses por dia somando os períodos de campanha que ocorrem às sextas e aos sábados e também os mutirões nas escolas a partir da volta às aulas. Praticamente 14,8 mil crianças foram imunizadas e compreendemos que temos um desafio grande de poder convencer a família a vacinar seus filhos"


15:28

Sesa traça perfil dos óbitos por Covid-19 em janeiro

Nésio: "Nós realizamos o cruzamento no banco de dados dos 152 óbitos que foram registrados nas primeiras semanas no mês de janeiro. 68,42% são de pessoas idosas. Quando avaliamos o esquema vacinal atrasado ou incompleto, temos um percentual de 65%. E 16% dos vacinados sem nenhuma dose. Isso representa que a chance de uma pessoa não vacinada evoluir a óbito entre o pequeno percentual - são aproximadamente 95 mil adultos não vacinados. Deste pequeno percentual, a taxa representa uma magnitude de 56 vezes maior a chance de óbito entre pessoas não vacinadas do que entre pessoas com esquema completo. Representa 30 vezes maior do que pessoas que tenham recebido ao menos uma dose. É inegável o efeito na redução do risco de óbito e hospitalização das pessoas com esquema vacinal completo"


15:23

Novidades no Vacina e Confia

Nésio: "Nós estamos incrementando a plataforma (Vacina e Confia) com informações sobre testagem e também para emissão simplificada do passaporte da vacina clicando no botão “passaporte vacinal” dentro da plataforma, na qual toda a população pode ter acesso. A plataforma está sendo atualizada e, a partir dessa semana, haverá um botão de acesso rápido para autorização dos pais para vacinação dos menores. Nós queremos garantir que a volta às aulas aconteça em um ambiente de ampla movimentação pela vacinação de nossas crianças"


15:22

Passaporte de vacina

Nésio: "Nós adotamos o passaporte da vacina na expectativa de garantir que o Estado consiga estimular a completude do esquema vacinal de toda a sua população Muitas vezes, a população acaba tomando a primeira, a segunda dose e perdendo o prazo para tomar a segunda dose. Por isso, estar constantemente revisando seu status vacinal passa a ser importante para alcançar ampla cobertura"


15:19

ES pode estar mais preparado para período das SRAGs

Nésio: "Se alcançarmos e seguirmos avançando na cobertura de segunda e terceira dose, podemos estar preparados para alcançar uma taxa de internação de óbitos muito menor do que a vivida nesta quarta onda no Espírito Santo. Nós iremos alcançar, no momento em que tivermos 90% da população com três doses, uma taxa de cobertura vacinal que terá um comportamento de internações e óbitos correspondente a um resultado esperado por uma ampla cobertura vacinal com três doses. Até o final do mês de março, com uma cobertura vacinal de três doses, somada a uma cobertura vacinal pediátrica de adolescentes, poderemos estar mais preparados a uma possível nova expansão da curva de casos que poderia acontecer no Estado de a curva das SRAGs, que acontece entre os meses de março e abril, novamente acontecer no Estado"


15:15

70% de internados no ES não estão vacinados

Nésio: "É necessário compreender o impacto da variante Ômicron não somente em casos leves, mas também em internações e no comportamento dos óbitos no ES. 70% dos pacientes internados nos hospitais públicos fazem parte dos 3,7% de adultos não vacinados no Estado. Nós compreendemos e sempre afirmamos que a vacinação representa a principal medida de saúde pública capaz de mitigar o efeito da Covid-19 em termos de internação e também de óbitos"


15:10

Em instantes

A coletiva de imprensa do secretário da Saúde Nésio Fernandes e do subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, começará em instantes


14:01

Coletiva

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, marcou para as 15 horas desta terça-feira (1º) a atualização do cenário da pandemia no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.