ASSINE

Covid-19: secretário da Saúde atualiza situação da pandemia no ES

Nésio Fernandes concedeu coletiva on-line nesta segunda-feira (10) e falou também sobre cenários futuros; veja quais foram os destaques

Publicado em 10/05/2021 às 14h23
Atualizado em 10/05/2021 às 15h41

15:34

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 1h10, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão desta segunda-feira (10), na qual falou sobre o cenário atual e como poderá ser o futuro em relação à pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.


15:33

Logística em relação à vacina da Pfizer

"O Ministério da Saúde irá adotar 12 semanas e tem garantido contrato com as fabricantes. Guardar as vacinas da Pfizer por 90 dias poderia comprometer a capacidade de armazenar e aplicar as doses. Dessa maneira, é adequado que, no caso da Pfizer, sejam encaminhadas apenas as primeiras doses", explica Nésio.


15:32

Como cidade sai do risco alto direto para o baixo?

"Nós temos duas situações que podem ocorrer: o município que permaneceu para o risco alto durante a regra dos 14 dias e estava no risco moderado na semana anterior à mudança, ou teve uma queda sustentada nos índices considerados na matriz", explica Nésio, sobre os cinco municípios que migraram do risco alto diretamente para o risco baixo no último mapa divulgado pelo Governo do Estado.


15:30

ES vai receber 23 mil doses da vacina Pfizer

O Espírito Santo receberá 23 mil doses da vacina Pfizer nesta semana, de acordo com o subsecretário Luiz Carlos Reblin.


15:29

Secretário fala sobre reversão de leitos públicos

"Nós iremos preservar a contratualização com as redes filantrópica e privada. A reversão vai começar pela rede própria. Dessa maneira, o Estado já iniciou a reversão de alguns leitos. Ao longo desta semana, terão outros. Entendemos que essa reversão é oportuna e está sendo realizada de forma muito segura", esclarece Nésio. 


15:26

Sesa reforça orientação para escolas reabrirem

O secretário Nésio Fernandes esclarece que o retorno das aulas presenciais está autorizada, mas não é uma obrigação. No entanto, ele ressalta que este deve ser um anseio de todos os gestores e que não há razões sanitárias para que as escolas permaneçam fechadas neste momento. "O Ministério Público deve fiscalizar as decisões administrativas dos gestores municipais que decidam manter as escolas fechadas, que deverão apresentar elementos robustos para mantê-las desta forma", afirma.


15:24

Não deixe de se vacinar!

"Nós ainda identificamos pessoas idosas que se recusam a receber o imunizante. Precisamos e queremos fazer um alerta para aqueles que puderam se vacinar: se você perdeu a oportunidade, procure a sua unidade básica de saúde, o seu município, para ver como cada um está procedendo. A orientação da Sesa é que, a todo momento, os grupos que já foram alcançados tenham o agendamentos abertos", pede o secretário.


15:22

Sesa vai divulgar dados do impacto da vacinação

"Nós já reconhecemos uma importante redução nos óbitos da população idosa. Dados já processados pela Sesa estão sendo tratados e deverão compor um artigo científico que será publicado, descrevendo o impacto na mortalidade no Espírito Santo, na comparação entre a população vacinada e não vacinada. Estamos consolidando dados que devem ser publicados nos próximos 15 dias", adianta Nésio.


15:18

Incertezas em relação à vacinação

De acordo com o subsecretário Luiz Carlos Reblin, por enquanto, o Espírito Santo ainda não sabe quantas doses da Coronavac receberá nesta semana e nem quais grupos serão vacinados após as pessoas que têm comorbidades. 


15:16

ES segue negociando vacinas contra a Covid-19

"Nós mantemos negociações. É possível que a Sputnik e a Covaxin, sendo reguladas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), passem a compor o rol de opções aos gestores estaduais. Além dessas vacinas, mantemos negociações com outras, que têm andado a passos importantes nas últimas semanas, mas ainda não temos a materialidade. Quando ocorrer, o próprio governador Renato Casagrande fará o comunicado à população capixaba", esclarece o secretário.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.